Açoriano Oriental
Chapéu de coco e bengala de Charlot leiloados por 62.500 dólares
Os icónicos chapéu de coco e bengala de Charlie Chaplin foram leiloados ao final da tarde de domingo em Los Angeles, madrugada desta segunda-feira em Lisboa, por 62.500 dólares (49 mil euros).
Chapéu de coco e bengala de Charlot leiloados por 62.500 dólares

Autor: Lusa/AO online

O chapéu e a bengala, imagem de marca de Charlot, estão em “excelentes condições” e estimava-se que atingissem um valor de licitação entre 40 mil e 60 mil dólares (entre 31 mil e 47 mil euros) no leilão que se realizou hoje na leiloeira Bonhams.

Conta a lenda que Chaplin criou aquela personagem e a respetiva indumentária espontaneamente, numa tarde de chuva de fevereiro, depois de experimentar várias peças de roupa que foi buscar ao camarim masculino de um estúdio cinematográfico de Hollywood.

O seu “look” vagabundo incluía calças demasiado grandes de Fatty Arbuckle, sapatos de tamanho 47 que ele tinha de calçar no pé errado para impedir que lhe caíssem dos pés, o chapéu que pertencia ao sogro de Arbuckle e um bigode destinado a outro ator.

A bengala de bambu de 81 centímetros tem a inscrição “CCLT 36” a tinta preta, uma referência a Charlot, a inconfundível personagem de Chaplin.

Outros itens em leilão incluíam uma carta manuscrita de Lennon com um desenho dele e de Yoko Ono nus, enviada a uma editora de revistas de vanguarda, a propósito da polémica capa do álbum “Two Virgins”, de 1968, e que foi vendida por 25 mil dólares (19.600 euros).

Também leiloados foram uma coleção de fotografias de Marilyn Monroe (por 21.250 dólares – 16.670 euros) e três quadros a óleo originais e assinados da autoria de Frank Sinatra, que foram arrematados por 10.625 dólares (8.335 euros).

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados