Açoriano Oriental
Eleições/Cabo Verde
Cavaco Silva felicita presidente eleito Jorge Carlos Fonseca
O Presidente da República, Cavaco Silva, felicitou hoje Jorge Carlos Fonseca pela eleição como Presidente da República de Cabo Verde e destacou a "forma exemplar" como decorreu todo o processo eleitoral.
Cavaco Silva felicita presidente eleito Jorge Carlos Fonseca

Autor: Lusa/AO Online

"Senhor Presidente e meu caro amigo, por ocasião da eleição de Vossa Excelência como Presidente da República de Cabo Verde, quero apresentar-lhe, em nome do povo português e no meu próprio, as mais calorosas felicitações e votos de sucesso no exercício das altas funções que foi chamado a desempenhar pelo povo cabo-verdiano", lê-se na mensagem de felicitações enviada por Cavaco Silva a Jorge Carlos Fonseca, divulgada no sítio da Presidência da República (www.presidencia.pt).

O chefe de Estado português destaca ainda "a forma exemplar como decorreu todo o processo eleitoral é testemunho eloquente do espírito cívico e da maturidade democrática do povo cabo-verdiano", considerando que os eleitores expressaram "de forma inequívoca" a sua confiança em Jorge Carlos Fonseca para exercer a mais alta magistratura de Cabo Verde.

"Estou seguro de que, no decorrer do mandato de Vossa Excelência, os especiais laços de amizade e cooperação que unem os nossos povos e países, encontrarão renovadas oportunidades de reforço e aprofundamento, tanto no plano bilateral, como no quadro da CPLP. Pode Vossa Excelência contar com o meu continuado empenho pessoal para que assim seja, na convicção de que uma mais estreita parceria entre Portugal e Cabo Verde corresponde ao melhor interesse dos nossos povos e países", lê-se ainda na mensagem.

Cavaco Silva termina a mensagem desejando felicidade pessoal ao presidente eleito de Cabo Verde e "prosperidade e progresso do povo irmão de Cabo Verde".

A segunda volta das presidenciais em Cabo Verde ficou decidida na noite de domingo, contadas quase 95 por cento das mesas de voto, com Jorge Carlos Fonseca a garantir a vitória, registando mais de 15 mil votos sobre o seu adversário, Manuel Inocêncio Sousa.

Segundo os últimos resultados oficiais provisórios, divulgados pela Direção geral de Apoio ao Processo Eleitoral (DGAPE) de Cabo Verde, estão contadas 94,77 por cento das assembleias de voto e Jorge Carlos Fonseca, apoiado pela oposição, lidera o escrutínio com 54,45 por cento, correspondendo a 95.127 votos.

Por seu lado Manuel Inocêncio Sousa, candidato apoiado pelo partido no poder, reúne 45,55 por centos, correspondendo a 79.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados