Açoriano Oriental
Cavaco na Polónia e Eslovárquia na próxima semana
O Presidente da República desloca-se na próxima semana à Polónia e Eslováquia, naquela que será a primeira visita do chefe de Estado a países do Leste europeu e que integraram recentemente a União Europeia.
Cavaco na Polónia e Eslovárquia na próxima semana

Autor: Lusa/AO online
O primeiro país a receber a visita de Cavaco Silva, que será acompanhado por uma comitiva de mais de 50 empresários, será a Polónia, onde o chefe de Estado chegará na segunda-feira ao final da tarde.

    Na terça-feira de manhã, o Presidente da República terá um encontro com o chefe de Estado polaco no palácio presidencial, seguindo depois para a Praça de Pilsudski, onde terá lugar uma pequena cerimónia de deposição de uma coroa de flores no monumento ao “Soldado Desconhecido”.

    Ainda antes do almoço, Cavaco Silva fará uma intervenção na sessão de encerramento do seminário “Relações Económicas Portugal-Polónia”, precedida de uma alocução do chefe de Estado polaco.

    Os dois chefes de Estado deslocam-se depois para o Museu da Ciência, onde irão inaugurar a exposição “e.Portugal, Light up your life”.

    À tarde, Cavaco Silva visitará o Museu da Insurreição de Varsóvia, fazendo depois um passeio a pé pela cidade Velha da capital polaca.

    Ainda antes do banquete oferecido pelo Presidente da Polónia em honra de Cavaco Silva no palácio presidencial, o chefe de Estado português irá depositar uma coroa de flores no monumento aos “Heróis do Ghetto de Varsóvia”.

    Na quarta-feira, o primeiro ponto da agenda será uma visita ao Liceu Ruy Barbosa, uma escola que comemora este ano o seu centésimo aniversário e onde mais de 150 alunos estudam português.

    Do Liceu Ruy Barbosa, a comitiva seguirá para o Parlamento polaco e, daí, para o Senado.

    Ao final da manhã, Cavaco Silva participará num seminário diplomático, organizado pelo ministério dos Negócios Estrangeiros português e que irá juntar diplomatas portugueses dos países do Leste europeu.

    Antes do almoço, o chefe de Estado português irá ainda receber em audiência o primeiro-ministro polaco.

    À tarde, a comitiva irá deslocar-se à loja 1000 do Supermercado Biedronka, do grupo português Jerónimo Martins, onde será feita uma apresentação dos produtos portugueses exportados para a Polónia e dos produtos polacos importados para Portugal.

    Ao final da tarde, e ainda antes do concerto no Teatro Nacional da fadista Mariza, que integra a comitiva oficial, Cavaco Silva irá encontrar-se com o ex-Presidente da República da Polónia Lech Walesa.

    Na manhã de quinta-feira, a comitiva oficial partirá para Cracóvia, onde o Presidente da República irá presidir à assinatura do protocolo de estabelecimento da Cátedra “Vergílio Ferreira” entre a Universidade Jagiellona e o Instituto Camões.

    Ainda em Cracóvia, onde Cavaco Silva se irá encontrar com o Cardeal Arcebispo de Cracóvia, Stanislaw Dziwisz, a comitiva irá visita a Igreja Mariacki e fazer uma breve passagem pelo mercado Sukennice.

    De Cracóvia, a comitiva oficial partirá para a capital da Eslováquia, Bratislava, onde se irá encontrar com o Presidente da República eslovaco, que oferece, depois, um jantar em honra de Cavaco Silva.

    Na sexta-feira, último dia da visita oficial, o Presidente da República irá deslocar-se ao Parlamento eslovaco, fazendo depois uma visita a pé ao centro histórico de Bratislava.

    Ao final da manhã, os chefes de Estado português e eslovaco irão intervir na sessão de encerramento do seminário “Relações Económicas Portugal-Eslováquia”.

    Depois de um almoço de trabalho oferecido pelo primeiro-ministro eslovaco, Cavaco Silva receberá em audiência o líder do maior partido da oposição, o SDKU - União Democrática Cristã Eslovaca.

    À tarde, na residência do embaixador de Portugal em Bratislava, o chefe de Estado assistirá à cerimónia de apresentação do primeiro dicionário de Português-Eslovaco, seguindo, depois, para a inauguração da exposição de arte contemporânea portuguesa “Café Portugal”.

    Antes do jantar e a encerrar os quatro dias de visita oficial à Polónia e à Eslováquia, Cavaco Silva assistirá a mais um concerto da fadista Mariza, na Sinfónica de Bratislava.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados