Cáritas Portugal vai fazer novo peditório nacional em março

A Cáritas Portugal, organização da Igreja Católica de apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade, vai realizar um novo peditório nacional em março apelando a um novo impulso político e social na quebra dos ciclos de pobreza



Em comunicado, a Cáritas adianta que o peditório irá acontecer durante a Semana Nacional Cáritas, de 01 a 08 de março, “num momento em que o país enfrenta mais um desafio resultante do impacto das recentes tempestades que atingiram todo o território português”.

“O destaque desta semana é o Peditório Nacional Público, que apela à solidariedade dos portugueses, tanto na rua como em formato online, para reforçar a resposta da Cáritas junto das pessoas em situação de maior vulnerabilidade”, refere o comunicado.

A Cáritas aponta que, tendo por base estatísticas oficiais, continuam a existir “algumas dimensões de exclusão mais profunda” em que se registou um retrocesso nos últimos anos, dando como exemplo o “número de pessoas em situação de sem-abrigo, que mais do que duplicou entre 2019 e 2024”.

“A Semana Nacional Cáritas antecede o Dia Nacional Cáritas, assinalado no 3.º domingo da Quaresma” e “pretende dar visibilidade à ação da Cáritas no combate à pobreza e à exclusão social”, explica a organização católica, adiantando que durante essa semana haverá em todo o país ações de sensibilização e iniciativas em conjunto com as Cáritas Diocesanas.

A Cáritas Portugal refere que acompanha mensalmente mais de 25 mil pessoas, seja através de apoio social, respostas sociais, projetos de inserção social e empregabilidade e integração de migrantes e refugiados.

“Num contexto marcado pela emergência, o aumento do custo de vida, o desemprego, os baixos rendimentos e as despesas com habitação e saúde continuam a ser os principais fatores de fragilidade das famílias em Portugal, reforçando a importância da ação da Cáritas e do envolvimento da sociedade no apoio a quem mais precisa”, acrescenta a organização.

PUB

Os Açores mantiveram em 2024 e 2025 um volume elevado e estável de exportação de carne bovina, com ligeiro aumento no último ano, segundo dados divulgados pelo SREA