Açoriano Oriental
Câmara da Ribeira Grande apresenta segunda edição do Orçamento Participativo Jovem

A Câmara Municipal da Ribeira Grande apresentou a segunda edição do Orçamento Participativo Jovem com o propósito de reforçar as iniciativas municipais de promoção e desenvolvimento do exercício da cidadania, bem como o envolvimento e participação dos cidadãos jovens nas decisões das políticas públicas.

Câmara da Ribeira Grande apresenta segunda edição do Orçamento Participativo Jovem

Autor: Susete Rodrigues/AO Online

De acordo com nota, a apresentação desta edição esteve a cargo da vereadora Cátia Sousa, que explicou que esta é “uma “ferramenta de aprendizagem de participação cívica junto dos jovens e um símbolo da importância da participação dos cidadãos na sociedade democrática".

Ao manter a aposta no projeto a edilidade pretende “proporcionar aos jovens do concelho a possibilidade de apresentarem ideias para as suas preocupações, despertando neles o espírito crítico”, acrescentou Cátia Sousa, citada na mesma nota.

Refira-se que o Orçamento Participativo Jovem está dividido em duas categorias: o escolar e o concelhio. No escolar poderão participar, exclusivamente, estudantes do concelho e será restrito à área interna de uma ou mais escolas públicas do concelho; no concelhio poderão participar todos os jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos.

Orçado em 100 mil euros, o Orçamento Participativo Jovem contempla 60 mil euros para o concelhio e os restantes 40 mil euros serão repartidos igualmente pelos projetos vencedores a nível escolar. As áreas de intervenção definidas são infraestruturas de apoio às políticas de juventude; educação/formação, cultura; desporto; ambiente e saúde e emprego.

As sessões participativas nas escolas decorrerão até 31 de outubro, decorrendo até 30 de novembro a fase de apresentação de propostas que serão votadas entre 4 e 31 de janeiro próximo.

Os vencedores serão anunciados na primeira quinzena do próximo mês de fevereiro. Toda a informação relacionada com o projeto pode ser consultada no link https://www.cm-ribeiragrande.pt/orcamento-participativo-jovem

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados