Açoriano Oriental
Câmara da Lagoa assinala comemorações no Canadá

Comitiva do município que integra a vereadora da Educação e Cultura, Albertina Oliveira, deslocou-se ao Canadá. Iniciativa enaltece emigrantes lagoenses

Câmara da Lagoa assinala comemorações no Canadá

Autor: Paulo Faustino

A Câmara Municipal da Lagoa, através de uma comitiva que integra a Vereadora da Educação e Cultura, Albertina Oliveira, decidiu assinalar no Canadá as comemorações dos 500 anos de elevação de Lagoa a vila e a sede de concelho e dos 10 anos de cidade.

Esta foi também a forma escolhida para “enaltecer todos os filhos da Lagoa e manifestar um reconhecimento público aos emigrantes lagoenses radicados no Canadá, que são parte integrante da história da Lagoa”.

Segundo nota de imprensa difundida pelo município, no âmbito dessa deslocação, foram promovidas, na Biblioteca Municipal de Sainte-Thérèse e na Casa dos Açores do Quebec, uma exposição e conferência intituladas “A Arte Bonecreira da Lagoa - Origem, particularidades e estratégias”, proferida por Igor França. Iniciativas que, de acordo com a mesma fonte, consistiram “numa sinopse do culto da Natividade, seguida de uma contextualização das particularidades lagoenses, nomeadamente das estratégias para a sua preservação que a edilidade está a implementar, mediante o Concurso de Presépios; do Núcleo Museológico do Presépio; da Rota dos Bonecreiros e do Programa Novos Bonecreiros”.

Acresce que foram promovidos, nos mesmos locais, workshops sobre a arte bonecreira da Lagoa, pelo artesão e mestre bonecreiro, João Arruda, tendo registado uma forte adesão da comunidade.

De igual modo - prossegue -  foi inaugurada a Exposição Fotográfica Itinerante “Memórias Fotográficas de Lagoa”, na Maison Lachaîne, composta por uma mostra documental que resgata as memórias coletivas relacionadas com o Concelho da Lagoa, através de 44 fotografias alusivas a paisagens costeiras e rurais, vistas de núcleos urbanos e construções, dos séculos XIX ao XXI, que permitem fazer uma comparação entre o passado e o presente.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados