Autor: André Medina
O Santa Clara “carimbou” ontem a passagem aos oitavos de final da Taça de Portugal, após triunfo pela margem mínima (0-1) sobre o Famalicão.
No duelo disputado no Estádio Municipal de Famalicão, Bruno Almeida foi decisivo, ao apontar o único golo da partida e a garantir o apuramento dos “encarnados” de Ponta Delgada para a próxima eliminatória.
Com muitas alterações na equipa titular de parte a parte (seis para cada lado), a primeira oportunidade do jogo pertenceu ao Santa Clara, por intermédio de Lucas Soares (13’), que, após uma incursão pela direita, “disparou” à baliza famalicense, obrigando Carevic a defesa apertada.
Apesar da boa entrada açoriana, o Famalicão respondeu de seguida, com um cruzamento muito perigoso, que só não resultou em golo porque dois jogadores da equipa da casa atrapalharam-se no momento da finalização.
O Santa Clara ainda chegou
a introduzir a bola na baliza adversária na primeira parte, por
intermédio de Ricardinho (27’), mas o lance foi invalidado por fora de
jogo no início da jogo e, aos 38 minutos, contrariedade para Vasco
Matos, uma vez que Ricardinho saiu com queixas físicas, cedendo o lugar a
Gabriel Silva.
Nos últimos minutos da primeira parte, os ânimos “aqueceram” com Bruno José Costa, árbitro da Associação de Futebol de Viana doCastelo, a demonstrar alguma dificuldade na gestão emocional do jogo, que chegou ao intervalo empatado.
Os dois guardiões estiveram em evidência no minuto 60’, primeiro Néneca, que após ver Mário González surgir isolado, “roubou” a bola dos pés do avançado espanhol e, na sequência do lance, foi GabrielSilva a surgir na cara de Carevic, com o guardião doFamalicão a fazer uma enorme defesa.
A partida foi decidida aos 79 minutos, quando, e em contra-ataque, GabrielSilva conduziu pela esquerda e cruzou atrasado para Bruno Almeida, que atirou a contar para o Santa Clara.
Nos derradeiros minutos da partida, e após uma saída a punhos de Néneca, Sidney Lima foi providencial, evitando que a bola encontrasse o fundo das redes açorianas.
Após o apito final do encontro, Gabriel Silva recebeu ordem de expulsão de Bruno José Costa, após ter provocado vários elementos do banco de suplentes famalicense.
O Santa Clara avançou para os oitavos de final da Taça de Portugal, onde já sabe que terá encontro com o Sporting, no Estádio José Alvalade, a 18 de dezembro.