Açoriano Oriental
Saúde
Bolsa de investigação na área da paramiloidose
A Sociedade Portuguesa de Neurologia, apoiada pela farmacêutica FoldRx/Pfizer, lançou uma bolsa de investigação na área da paramiloidose, mais conhecida por doença dos pezinhos, que em Portugal, líder mundial no número de casos, afecta cerca de 1500 pessoas.
Bolsa de investigação na área da paramiloidose

Autor: Lusa/AO online
Em comunicado, a Sociedade Portuguesa de Neurologia refere, sem mencionar o montante, que a bolsa "Corino de Andrade" vai permitir que dois médicos desenvolvam investigação clínica e prestem cuidados de saúde aos doentes afectados

A bolsa, com duração de um ano e renovável até três anos, é dirigida a internos de neurologia e a neurologistas que tenham terminado a especialização, bem como a especialistas de outras áreas médicas que se relacionem com a paramiloidose.

Os bolseiros vão trabalhar no Hospital de Santo António, no Porto, e no Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

A doença dos pezinhos é uma patologia rara e hereditária, que afecta o sistema nervoso periférico, nas vertentes motora, sensitiva e autonómica.

Manifesta-se por volta dos 30 anos, atingindo inicialmente os membros inferiores, com a diminuição da sensibilidade, da capacidade motora e da regulação de vários órgãos. Se não for tratada, a doença é fatal ao fim de cerca de 11 anos.

Segundo a Sociedade Portuguesa de Neurologia, existem 10 a 19 mil doentes com paramiloidose em todo o mundo, sendo Portugal o país com maior prevalência de casos, perto de 1500. Todos os anos, surgem no país cem novos casos.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados