Açoriano Oriental
Bio Azórica lança mel biológico

O ‘Mel Bio Azórica’ é o primeiro mel da cooperativa terceirense produzido em Modo de Produção Biológico (MPB). O produto tem denominação de origem protegida (DOP) e selo Marca Açores.




Autor: Cátia Carvalho/AO Online

Criada em 2001 com o objetivo de incentivar a produção e o consumo de produtos biológicos, a cooperativa conta atualmente com 4 produtores certificados, responsáveis pelos primeiros 400 quilos de mel produzidos em MPB.

Miguel Garcia, técnico coordenador da Bio Azórica, afirma que o processo de certificação biológica “não é difícil” e que a adesão por parte dos apicultores tem sido “feita de forma apaixonada", acrescentando que “um atrativo interessante poderá ser o facto do mel biológico ser, no geral, mais bem pago ao produtor”.

O técnico esclarece também que “quando se fala num produto biológico, a diferença está no modo de produção. Tudo o que é produzido em (MPB) obedece a um conjunto de procedimentos auditados que são amigos do ambiente e dos animais. Estes procedimentos respeitam vários princípios que levam à obtenção de uma certificação atribuída e validada por uma entidade externa”.

Entre os critérios que permitem a certificação do mel estão a localização e o meio envolvente do apiário; a densidade de colmeias; as ceras utilizadas que deverão ser igualmente certificadas; a extração que só é permitida em melarias também elas certificadas e o controlo das raças de abelhas utilizadas. A alimentação artificial dos enxames é desincentivada assim como o combate às pragas é proibido através de substâncias químicas sintéticas.

Para Miguel Garcia, a certificação “diminui radicalmente a probabilidade de contaminação, promovendo por outro lado a vegetação espontânea respeitando sempre os grandes obreiros deste produto, elementos fundamentais para o nosso ecossistema”.

O técnico coordenador da cooperativa realça ainda que “o mel biológico é melhor para a nossa saúde e também é melhor para a saúde do planeta porque é produzido livremente pelas abelhas”.

O ‘Mel Bio Azórica’ está disponível nas grandes superfícies, nos espaços comerciais da cooperativa e online através da plataforma de compras da Bio Azórica.



PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados