Açoriano Oriental
Bebés que passam mais de 10 horas em creches sujeitos a 'stress' crónico e doenças futuras

O pedopsiquiatra Pedro Caldeira da Silva adverte que bebés e crianças que passam, em média, 10 a 12 horas em creches e jardins se infância estão sujeitos a stress crónico que pode originar doenças em adultos como a hipertensão ou cancro.

Bebés que passam mais de 10 horas em creches sujeitos a 'stress' crónico e doenças futuras

Autor: AO Online/ Lusa

Portugal tem “um recorde muito triste, é um dos países da União Europeia em que os nossos bebés trabalham mais horas por dia, estão entre 10 a 12 horas, em média, em situação de grupo, a ser cuidados por outros em creches”, afirma em entrevista à agência Lusa o diretor de pedopsiquiatria do Hospital Dona Estefânia.

O mesmo acontece com as crianças acima dos três anos que “têm dias de trabalho de 10 a 12 horas”, sublinha Caldeira da Silva, lembrando os dados divulgado no final do ano passado no relatório “Estado da Educação 2018”, do Conselho Nacional de Educação.

Para o pedopsiquiatra, é necessário pensar nesta situação em termos de ‘stress’ crónico: “Um bebé que está numa situação de grupo tantas horas, todos os dias, tem repetitivamente um nível de ‘stress’ elevado”.

Há estudos ligados ao ‘stress’ crónico que mostram que “esta exposição ao ‘stress’ é tóxica para o cérebro e que está associada depois a um conjunto de doenças dos adultos”, que “preocupam muito” como a hipertensão, os acidentes vasculares cerebrais (AVC), cancro, diabetes, afirma o chefe de equipa da Unidade da Primeira Infância do Hospital D. Estefânia, que integra o Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central.

“Estas doenças estão ligadas a acontecimentos ‘stressantes’ da infância. É uma coisa que já se sabe, embora não se queira tomar conhecimento”, lamenta o médico, que fundou a consulta dos “Bebés Irritáveis” e a consulta dos “Bebés Silenciosos”, recursos para apoiar as famílias e promover o diagnóstico precoce na saúde mental da primeira infância.

Ao Hospital D. Estefânia chegam alguns casos em que “o que se passa de errado com as crianças tem diretamente a ver com tempo de permanência em creches”, mas o que se sabe “é que isto tem um efeito a longo prazo, manifesta-se mais tarde”.

Para Pedro Caldeira, “as crianças muito pequenas não têm nenhuma necessidade de ser guardadas em grupo, mas aguentam com isso”. Contudo, não devem estar muitas horas nesta situação porque têm menos oportunidades de “interação de um para um” e têm de adaptar-se “a um conjunto de situações do ambiente que não são aquelas para que os bebés estão programados”.

Sobre a idade ideal em que as crianças deviam frequentar a creche, defende que, no geral, não precisam de ir antes dos 3 anos.

“Claro que há crianças que indo para a creche têm oportunidades de estimulação que às vezes as famílias não conseguem conceder, mas em abstrato e em geral, as creches não são uma necessidade das crianças, são uma necessidade dos adultos, porque têm de trabalhar”, sublinha.

Pedro Caldeira Silva sublinha que as crianças pequenas e os jovens, em geral, têm uma “força interior notável” que faz com que “aguentem isto e muito mais”, mas adverte que os adultos têm que “começar a ter consideração sobre o bem-estar e as situações de ‘stress’ crónico, porque começa a aparecer a evidência que isso é importante para uma boa vida adulta”.

No seu entender, é “muito importante” distinguir o que é a experiência da criança do que são as ideias dos adultos.

“A experiência individual da criança não corresponde muitas vezes àquilo que os adultos imaginam e, portanto, é sempre muito bom olhar para a criança e ver o que se passa realmente com as crianças”, defende o também subcomissário da Saúde para o Sistema Nacional de Intervenção Precoce da Infância da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados