Covid-19

BE/Terceira propõe a criação de medidas de apoio às famílias e empresas de Angra

O Bloco de Esquerda/Terceira defende que a autarquia de Angra do Heroísmo deve implementar medidas que ajudem as famílias e os empresários do concelho a ultrapassar as dificuldades económicas que serão provocadas pela atual situação de pandemia.



Em comunicado, o BE/Terceira propõe a criação de um fundo social de emergência, para o pagamento de faturas relativas a bens e serviços essenciais, como água, eletricidade, habitação, saúde, e educação, destinado às famílias com baixos rendimentos e para as que tenham quebras acentuadas nos rendimentos, assim como a redução da tarifa da água e a isenção da taxa de resíduos a quem perder mais do que 20% dos rendimentos, por forma a apoiar as famílias.

Para apoiar as empresas, o BE quer a criação de um fundo de dinamização empresarial que permita isentar o comércio local e a restauração do pagamento de taxas de água e resíduos até setembro. Este fundo seria também destinado ao apoio a eventos de dinamização do comércio local.

Para contribuir para o combate à propagação do vírus, o BE propõe a criação de uma bolsa de Alojamentos Locais que estejam disponíveis para receber profissionais de saúde em quarentena e pessoas infetadas que tenham autonomia e sintomas que não necessitem de hospitalização, facilitando assim o isolamento em relação ao restante agregado familiar, adianta a nota.

O BE quer também criar uma bolsa de psicólogos para apoio à população residente no concelho, em parceria com IPSS e a Unidade de Saúde da Ilha Terceira.

PUB

Premium

Junta de Freguesia de São Vicente Ferreira venceu processo contra família que vendeu casa onde residia, na rua da Arrenquinha. Habitação era propriedade da junta e negócio foi considerado nulo, quer pelo tribunal de Ponta Delgada, quer pela Relação de Lisboa