Açoriano Oriental
BE diz que Chega defende autonomia "comandada a partir de Lisboa"

O líder do BE/Açores, António Lima, afirmou que o Chega é um partido que “não serve os Açores”, uma vez que encara as autonomias regionais como um sistema que pode ser “comandado a partir de Lisboa”.

BE diz que Chega defende autonomia "comandada a partir de Lisboa"

Autor: Lusa/AO Online

A posição do líder parlamentar do BE na Assembleia Regional surge depois de o líder nacional do Chega, André Ventura, ter pedido hoje ao Chega/Açores para retirar o apoio ao Governo Regional.

“As declarações do deputado André Ventura, o que demonstram, é a visão e a forma como o Chega e ele próprio encaram a autonomia, porque a veem como um sistema que pode ser comandado a partir de Lisboa”, afirmou António Lima à agência Lusa.

Para o bloquista, um partido que “vê a autonomia, uma conquista da democracia, desta forma” não interessa nem aos Açores nem ao país.

“O chefe decide, manda os subordinados das ilhas e eles fazem o que chefe quer. Isso demonstra que o Chega não serve os Açores. Não é um partido que interesse, de forma alguma, aos açorianos”, declarou.

A Direção Nacional do Chega pediu hoje ao Chega Açores para retirar o apoio ao Governo regional, acabando com o acordo de incidência parlamentar, anunciou o líder do partido, André Ventura, no parlamento.

Em conferência de imprensa, André Ventura justificou a retirada de apoio ao Governo açoriano com a postura manifestada reiteradamente pelo líder do PSD, Rui Rio, de rejeitar acordos pós-eleitorais com o Chega. 

Também hoje, o deputado único do Chega na Assembleia dos Açores, José Pacheco, disse que ainda está em “negociações” com o Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM) salientando que é sua a “última palavra” sobre o apoio ao executivo.

“A última palavra há de ser minha. Estamos em conversações. Até sexta-feira vamos amadurecer isso tudo. Satisfeito [com o Governo Regional], eu não ando”, declarou José Pacheco à agência Lusa.

A Assembleia Legislativa dos Açores é composta por 57 deputados, sendo que, na atual legislatura, 25 são do PS, 21 do PSD, três do CDS-PP, dois do PPM, dois do BE, um da Iniciativa Liberal, um do PAN, um do Chega e um deputado independente (eleito pelo Chega).

No arquipélago, PSD, CDS-PP e PPM, que juntos representam 26 deputados, assinaram um acordo de governação.

A coligação assinou ainda um acordo de incidência parlamentar com o Chega e o PSD um acordo de incidência parlamentar com a IL.

O deputado independente Carlos Furtado, eleito pelo Chega mas que, em julho, perdeu a confiança política da direção nacional do partido, manteve o apoio ao Governo dos Açores.

Se o deputado único do Chega, José Pacheco, deixar de apoiar o executivo, este passa a contar com o apoio de 28 deputados, insuficiente para garantir maioria absoluta no hemiciclo (29).

Além disso, o deputado único da Iniciativa Liberal, Nuno Barata, revelou em 05 de novembro que o seu sentido de voto não está fechado, mesmo depois de o Governo Regional ter reduzido o nível de endividamento previsto no Orçamento e no Plano para 2022, tal como tinha exigido o parlamentar.

A Assembleia Legislativa Regional dos Açores começa na segunda-feira o debate sobre o Plano e Orçamento do Governo para 2022.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados