Política

BE acusa governo de falta de preparação no encerramento de escolas


 

Lusa/AO online   Regional   16 de Set de 2011, 17:36

O Bloco de Esquerda/Açores acusou a secretária regional da Educação de “falta de preparação" no encerramento de escolas no arquipélago e na transição dos alunos para os novos estabelecimentos de ensino.
“Os conselhos pedagógicos não foram ouvidos e os pais e encarregados de educação também não, sentindo-se injustiçados por não terem esclarecimentos sobre como se efectuarão os transportes para as novas escolas”, afirmou José Cascalho, numa conferência de imprensa em Angra do Heroísmo.

O deputado regional do BE/Açores “desafiou” a secretária regional da Educação, Cláudia Cardoso, a “garantir todos os transportes gratuitos, incluindo para os pais e encarregados de educação que desejem acompanhar os filhos aos novos estabelecimentos de ensino”.

José Cascalho sustentou que “a falta de diálogo” caracteriza a “atitude arrogante” da secretária regional, porque “assume que a opinião dos pais não interessa” e que “não tem de dar satisfação a ninguém, impondo uma decisão que não é transparente”.

O BE/Açores revelou também, sem especificar, que “existem pais que, devido à distância a que ficam os novos estabelecimentos de ensino, optaram por não matricular as crianças no jardim-de-infância”.

A situação hoje descrita pelo BE/Açores será objecto de um requerimento a apresentar no parlamento regional com um "pedido de esclarecimentos" à secretaria regional da Educação.

Contactado pela Lusa, um porta-voz da Secretaria Regional da Educação e Formação disse que “os transportes das crianças, tal como a alimentação, estão assegurados de forma gratuita”.

“Não há conhecimento de que qualquer criança não se tenha matriculado, chamando-se a atenção para o facto de não serem obrigatórias as matrículas nos jardins-de-infância”, acrescentou.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.