Açoriano Oriental
Barroso critica criação de governo económico na zona euro
Durão Barroso criticou hoje os planos de Berlim e de Paris para criar um governo económico da zona euro, sublinhando que a União Europeia “já tem um governo económico há muito tempo”, a Comissão Europeia.
Barroso critica criação de governo económico na zona euro

Autor: Lusa/AO Online

“É uma ilusão pensar que a zona euro pode ser governada ao pormenor com dois encontros anuais dos chefes de governo”, disse o presidente da Comissão Europeia em entrevista publicada hoje no matutino alemão Sueddeutsche Zeitung.

“Já temos um governo económico há muito tempo, a Comissão Europeia, mas a chanceler Angela Merkel e o presidente Sarkozy têm outra opinião, querem um governo para o clube dos 17 países do euro, mas só a Comissão, e nenhuma outra instituição, pode propor legislação europeia”, lembrou Barroso.

O político português sublinhou ainda que “é preciso impedir que se crie um fosso” entre os países da zona euro e os restantes estados da União Europeia, “porque estão ligados pelo mercado interno, e o euro perderia uma importante base”.

Na opinião de Barroso, manter a unidade entre países do euro e outros Estados membros da União “é precisamente o objetivo de uma política económica europeia, cujo representante natural é a Comissão”.

O presidente da Comissão criticou, na mesma entrevista, a forma como alguns países da União assumiram as suas responsabilidades perante a Europa, “de forma negligente, ocultando dados para conseguirem entrar na zona euro”.

Por isso, advertiu “não é possível confiar as regras para uma zona euro estável apenas aos Estados membros porque isso nunca funcionaria”.

Barroso asseverou também que “não se trata de obter mais poderes” para a Comissão Europeia, nem do poder pelo poder.

“Mas a Europa só pode funcionar com as suas instituições, e não contra elas, caso contrário estamos a pôr não só o euro em risco, mas também toda a União”, afirmou o presidente da Comissão.

Durão Barroso aproveitou ainda a entrevista ao Sueddeutsche Zeitung para anunciar que, nas próximas semanas, apresentará aos 27 propostas para uma coordenação mais estreita das políticas económicas.

Além disso, a Comissão “está a estudar opções para um aproveitamento mais eficaz” dos meios do fundo de resgate europeu (EFSF), revelou ainda, sem adiantar mais pormenores.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados