Açoriano Oriental
Azores Rallye recebe certificação ambiental da FIA

Está cumprido um dos objetivos eleitorais que Rui Moniz, presidente do Grupo Desportivo Comercial, apresentou aos sócios no último ato eleitoral.

Azores Rallye recebe certificação ambiental da FIA

Autor: Arthur Melo

O Azores Rallye é uma das primeiras provas do Campeonato da Europa de Ralis da FIA, (FIA ERC na sigla inglesa) a ser acreditada com duas estrelas, no âmbito do Programa de Acreditação Ambiental da FIA, revelou o clube.

O Programa de Acreditação Ambiental da FIA tem como objetivo ajudar o desporto motorizado a medir e melhorar o seu desempenho ambiental, através de três níveis de acreditação e para além do Azores Rallye, também o Rally di Roma Capitale recebeu a mesma certificação.

O nível de duas estrelas distingue os eventos que demonstram um bom desempenho ambiental e que seguem roteiros desenvolvidos internacionalmente para a gestão ambiental.

“É um motivo de grande orgulho, que faz ainda mais sentido numa região que tem no ambiente um dos seus maiores ativos, se não o maior, e o seu principal cartão de visita, e temos particular satisfação em anunciá-lo no Dia Mundial do Ambiente”, afirmou Rui Moniz, presidente da comissão organizadora do Azores Rallye, citado em comunicado de imprensa do GDC divulgado no fim de semana.

O processo de certificação ambiental iniciou-se em 2020, com a criação da função de gestão ambiental na estrutura organizativa da prova, e intensificou-se nos últimos meses, através de um processo exaustivo de auditoria realizado pela FIA.

“Assumimos um conjunto de compromissos, baseados numa política ambiental que estabelece orientações para a melhoria contínua do desempenho ambiental, tendo em conta o longo prazo. Há objectivos e metas ambientais definidas, mas apelamos a que todos os intervenientes, espectadores incluídos, sejam partes ativas”, disse o presidente do GDC.

O clube pretende que a prova seja organizada de forma sustentável, reduzindo os seus impactos ambientais e incrementando o desempenho ecológico, algo que pretende estender também aos outros eventos que organiza.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados