Açoriano Oriental
Aviso amarelo por previsão de chuva e vento nos Açores
O Instituto do Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu hoje um aviso amarelo para as ilhas do grupo central e ocidental do arquipélago dos Açores devido à previsão de precipitação pontualmente forte e vento.

Autor: Lusa/AO Online

O aviso amarelo, emitido às 14:37 (menos uma hora nos Açores), abrange as ilhas do grupo ocidental (Flores e Corvo) e do grupo central (Terceira, Graciosa, Faial, Pico e São Jorge) referente a precipitação pontualmente forte e que vigora entre as 21:00 de hoje e as 09:00 de quinta-feira.

Quanto ao vento o aviso do IPMA para as duas ilhas do grupo ocidental, vigora entre as 06:00 e as 21:00 de quinta-feira, enquanto nas cinco ilhas do grupo central tem início às 12:00 até às 21:00 de quinta-feira.

O aviso amarelo é o terceiro mais grave numa escala de quatro e é considerada uma situação de risco para determinadas atividades dependente da situação meteorológica.

Segundo o aviso do IPMA o agravamento do estado do tempo deve-se a “uma depressão com um sistema frontal associado, centrada a noroeste do arquipélago e com deslocamento para nordeste”, sendo que são esperadas rajadas de vento da ordem dos 100 quilómetros por hora.

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) já recomendou à população para minimizar eventuais impactos do mau tempo, através da adoção de comportamentos adequados, como por exemplo manter limpos os sistemas de drenagem e consolidar telhados, portas e janelas, assim como desaconselha atividades relacionadas com o mar.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados