Autor: AOnline/LUSA
Um porta-voz dos Transportes indicou que o piloto do Airbus 320-200, que voava a cerca de 32 mil pés de altitude (9,76 quilómetros), pediu permissão para subir até aos 38 mil pés (11,59 quilómetros), segundo o diário local Jakarta Globe.
O porta-voz precisou que este pedido foi feito às 06:12 hora local, menos de uma hora depois de descolar de Surabaya, na ilha de Java.
A AirAsia confirmou o pedido e que este se deveu ao mau tempo. Só depois disso é que a comunicação com o avião se perdeu.
A comunicação com o avião foi perdida quando ainda estava sob o Controle de Tráfego Aéreo da Indonésia”, acrescentou a Air Asia.
"O voo da AirAsia que partiu de Surabaia para Singapura perdeu contacto com Jacarta às 07:24 (23:24 em Lisboa), disse.
O avião partiu do aeroporto internacional de Juanda, em Surabaia, no leste de Java, às 05:20 (21:20 de sábado em Lisboa) e deveria chegar a Singapura às 08:30 (00:30 em Lisboa).
Um Boeing 737 da Força Aérea da Indonésia, seis navios e três helicópteros participam na operação de busca e resgate.
A zona de buscas centra-se na ilha de Belitiung e as águas em seu redor.
“Primeiro vamos supervisionar a zona e se encontrarmos um objeto, então contactaremos com a Agência Nacional de Busca e Resgate. Suspeitamos que o avião desaparecido pode estar nessas águas”, declarou ou porta-voz da Força Aérea, Hadi Tjahjanto.
O diretor geral do transporte aéreo da Indonésia, Djoko Murjatmodjo, disse à AFP que o avião – um A320 – transportava sete tripulantes e 155 passageiros - 138 adultos, 16 crianças e um bebé, atualizando os números anteriormente divulgados de que estariam 161 pessoas a bordo.
A televisão indonésia Metro TV informou que 149 dos passageiros têm nacionalidade indonésia, três são coreanos e os restantes são um britânico, um malaio e um nacional de Singapura.
Murjatmodjo disse que as buscas estavam concentradas numa área entre a ilha Belitung e Kalimantan, na parte ocidental da ilha do Bornéu, a cerca de meio caminho da rota esperada do voo QZ8501.
“Estamos a coordenar com as equipas de busca e à procura da sua posição. Acreditamos que [o aparelho] estará algures entre” Tanjung Pandan, uma localidade na ilha de Belitung e Kalimantan, afirmou.
-
Presidente da República cancela visita à ilha do Corvo devido ao mau tempo
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, cancelou hoje a visita que tinha programado para a ilha do Corvo, nos Açores, “devido ao mau tempo”, segundo fonte da Presidência.
-
Cultura e Social
Ministra da Cultura defende aposta precoce na culturaA ministra da Cultura defendeu, nos Açores, uma aposta precoce na cultura, sublinhando que “os primeiros anos de vida são os mais decisivos” na formação dessa ligação, e garantiu que esta meta é “uma prioridade do Governo”