Colômbia

Avião com 15 militares desaparece na zona de conflitos no sul

Um avião com 15 militares e três tripulantes desapareceu na segunda-feira no sul da Colômbia, na zona onde se têm registado combates entre militares e guerrilha, disseram autoridades da aviação civil.


    O voo, da Nacional de Aviación, transportava 15 militares de uma base do Exército da cidade ocidental de Villavicencio para o poston rural avançado de Uribe, a 150 quilómetros a sul de Bogotá.

    O general Alexjandro Navas Ramos disse que o mau tempo impediu as tropas de iniciar imediatamente as buscas. Não há registos de aterragem de emergência ou de o avião ter sido desviado da sua rota.

    Os pilotos informaram por rádio, às 15:34 (20:54 TMG) que esperavam aterrar na hora prevista em Uribe, mas o avião não chegou.

    Uribe está localizada no extremo ocidental da cordilheira da Sierra Macarena, um corredor estratégico há muito tempo controlado pela guerrilha de esquerda.
PUB

A Missão País é um projeto católico de voluntariado universitário de âmbito nacional, que inclui a Universidade dos Açores. Este ano, realiza-se pela última vez em Vila Franca do Campo, entre os dias 7 e 15 de fevereiro de 2026, com várias atividades comunitárias