Açoriano Oriental
Avaliação de desempenho de professores vai ser incluída na graduação de concursos
O secretário de Estado Adjunto e da Educação, Alexandre Ventura, afirmou hoje que a avaliação de desempenho vai mesmo ser incluída na graduação dos concursos de professores, após decisões judiciais que deram razão ao Ministério da Educação.
Avaliação de desempenho de professores vai ser incluída na graduação de concursos

Autor: Lusa/AO Online

Em conferência de imprensa, o governante afirmou que o Ministério foi hoje notificado de decisões dos Tribunais Administrativos e Fiscais de Beja e Lisboa, que deram razão ao recurso apresentado contra uma providência cautelar interposta pela Federação Nacional de Professores (Fenprof), que visou retirar a avaliação de desempenho do concurso de colocação de professores que decorre.

Trata-se do "reconhecimento pleno das razões" do Governo, afirmou Alexandre Ventura, garantindo que a utilização da avaliação de desempenho nos concursos, suspensa "provisoriamente" pelos tribunais devido à providência da Fenprof, significará "um estímulo para os docentes e um benefício para alunos e famílias".

Os professores cujo desempenho já tenha sido avaliado e tenham tido classificações "excelente" ou "muito bom" serão "beneficiados na graduação" para os concursos, referiu.

"Até agora, a graduação para efeitos de concurso só tinha em conta a classificação obtida na formação inicial realizada no ensino superior, nunca sendo valorizada a qualidade do trabalho desenvolvido", afirmou.

Questionado sobre um processo de avaliação "conturbado", Alexandre Ventura disse que "não há processos perfeitos" e que este se irá "aperfeiçoando com o contributo de todos".

Para o secretário de Estado, é uma questão de "justiça" os professores terem o "benefício da avaliação".

Quanto aos professores que não foram avaliados, assegurou que estão "em pé de igualdade" com os avaliados e que também vão poder ser "opositores neste concurso".

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados