Açoriano Oriental
Autoridade Marítima alerta para agravamento do estado do mar nos Açores

A Marinha e a Autoridade Marítima Nacional (ANM) alertam para agravamento do estado do mar nos Açores, a partir do final da tarde desta segunda-feira, com ondas que poderão atingir os 13 metros.

Autoridade Marítima alerta para agravamento do estado do mar nos Açores

Autor: Lusa/AO Online

"A previsão do estado do mar aponta para um agravamento considerável da agitação marítima nos Açores, a partir das 18h00 de hoje e a madrugada de dia 30 de novembro", quarta-feira, refere a Marinha.

De acordo com a informação divulgada num comunicado, a agitação marítima será caracterizada por "uma ondulação proveniente do quadrante Noroeste, com uma altura significativa que poderá atingir os sete metros e uma altura máxima de 13 metros, com um período médio a variar entre os 14 e 16 segundos".

Face a estas previsões meteorológicas, a Marinha e a Autoridade Marítima Nacional alertam a comunidade marítima e a população para os cuidados a ter, aconselhando, por exemplo, o reforço da amarração dos barcos e "uma vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas".

A Marinha e a Autoridade Marítima Nacional pedem ainda à população que evite passeios junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima, nomeadamente molhes de proteção dos portos, arribas ou praias, "evitando ser surpreendido por uma onda".

É também desaconselhada a pesca lúdica, em especial junto às falésias e zonas de arriba frequentemente atingidas pela rebentação das ondas.

A Marinha e a Autoridade Marítima Nacional alertam que nestas condições "o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras".


PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.