Açoriano Oriental
Covid-19
Autoridade de Saúde dos Açores diz que aumento de cadeias de transmissão não é preocupante

O aumento do número de cadeias de transmissão local da covid-19 nos Açores não é preocupante, desde que as mesmas estejam circunscritas, afirmou o responsável da Autoridade de Saúde Regional, Tiago Lopes.

Autoridade de Saúde dos Açores diz que aumento de cadeias de transmissão não é preocupante

Autor: Lusa/AO Online

“É normal que, continuando a testar cada vez mais, possamos identificar mais cadeias de transmissão. Desde que elas sejam cadeias de transmissão primárias, não será o principal motivo de preocupação pelo número que elas podem ter. É preciso é que elas sejam muito circunscritas e não passem a secundárias, terciárias e eventualmente a transmissão comunitária”, adiantou, no ponto de situação diário, em Angra do Heroísmo.

A Autoridade de Saúde Regional identificou sete cadeias de transmissão local: uma na ilha do Pico, duas na ilha Terceira e quatro na ilha de São Miguel (duas no concelho da Povoação e duas no de Ponta Delgada), sendo que apenas numa se verificou transmissão secundária.

A origem das duas cadeias detetadas em Ponta Delgada ainda está em investigação epidemiológica.

“Ainda estamos a aguardar os resultados das análises que irão ser feitas, para tentarmos ainda determinar os focos dessas cadeias”, afirmou Tiago Lopes.

O responsável da Autoridade de Saúde Regional disse que o aumento do número de cadeias de transmissão identificadas está relacionado com o número de análises realizadas, sublinhando que a região não se tem limitado a testar as pessoas com sinais ou sintomas da doença.

“Quando tentamos testar cada vez mais e identificar e diagnosticar os positivos e negativos, acabamos indubitavelmente por descobrir mais cadeias de transmissão e mais casos positivos. Às vezes pode dar nota de que a evolução do surto está a crescer de forma mais significativa, mas não significa propriamente isso, significa que estamos a testar cada vez mais e para lá do que é recomendável”, frisou.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados