Açoriano Oriental
OE2019
Autarca da Horta valoriza "compromisso político" do Governo sobre aeroporto local

O presidente da Câmara da Horta, José Leonardo Silva, valorizou o "compromisso político" do Governo sobre a ampliação do aeroporto da Horta, destacando o facto "inédito" de esta matéria merecer referência num Orçamento do Estado.

Autarca da Horta valoriza "compromisso político" do Governo sobre aeroporto local

Autor: Lusa/AO Online

"Nesta questão da ampliação da pista nunca houve uma referência no Orçamento do Estado ao aeroporto da Horta. Neste há", assinalou à agência Lusa o autarca socialista, falando na Horta após uma reunião com o presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro.

Reconhecendo que este é um "processo complexo, que não se faz de um dia para o outro", o presidente da autarquia açoriana valorizou, todavia, a inclusão da matéria no Orçamento: "É um sinal político claro de que, para uns, esta questão estava engavetada, mas para este Governo há uma assunção política", vincou.

E concretizou: "Temos um estudo, a câmara o trabalho feito, e irei defender todo esse trabalho seja com que governo for, de esquerda, de direita. O que é importante nisto, e que vejo no Orçamento, é a assunção de um compromisso político".

Os Açores recebem no próximo ano 285 milhões de euros, segundo a proposta do Orçamento do Estado, que prevê a instalação do Observatório do Atlântico no Faial, a descontaminação de solos na Terceira e a expansão do aeroporto da Horta.

Segundo a proposta de lei do Orçamento, o Governo vai promover “os procedimentos necessários para a viabilização da antecipação da ampliação da pista do aeroporto da Horta, de modo a garantir a sua certificação enquanto aeroporto internacional, de acordo com as normas da Agência Europeia para a Segurança da Aviação”.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados