Dia do Poder Local

Autaquias fazem "verdadeiros milagres" com orçamentos reduzidos


 

Lusa / AO online   Regional   26 de Nov de 2007, 17:00

A presidente da Associação de Municípios dos Açores defendeu que o poder local faz "verdadeiros milagres" com orçamentos tão reduzidos, alegando que as autarquias são responsáveis por 50 por cento dos investimentos públicos.
"Com 10 por cento das receitas os municípios executam 50 por cento dos investimentos públicos realizados no país", afirmou Berta Cabral, a propósito do dia do poder local nos Açores hoje assinalado.

Para Berta Cabral, presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, o poder local que "faz diariamente verdadeiros milagres com orçamentos tão pequenos" para responder às dificuldades dos munícipes tem desempenhado "um papel inestimável".

"Os pequenos e grandes problemas passam pelas autarquias", frisou a autarca social-democrata, apontando, por exemplo, questões relacionadas com licenciamento de obras de menor dimensão até grandes unidades hoteleiras.

Segundo disse, o esforço dos municípios dá nota da capacidade de racionalizar e potenciar recursos.

No âmbito do dia do poder local, a Associação de Autarcas Socialistas dos Açores (AASA) apresentou um projecto que visa valorizar o desempenho dos agentes autárquicos.

O coordenador dos autarcas socialistas dos Açores, Roberto Monteiro, adiantou que o projecto será formalmente apresentado à AASA e implementado entre 2008-2009.

Entre as medidas preconizadas constam a divulgação, através de um site específico de programas e acções inovadoras, realização de debates, conferências sobre poder local, acções de formação e um serviço de apoio ao eleito local.

Uma nota da AASA revela que serão constituídas equipas técnicas para uma abordagem conjunta sobre questões relacionadas com o poder local.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.