Açoriano Oriental
Dia do Poder Local
Autaquias fazem "verdadeiros milagres" com orçamentos reduzidos
A presidente da Associação de Municípios dos Açores defendeu que o poder local faz "verdadeiros milagres" com orçamentos tão reduzidos, alegando que as autarquias são responsáveis por 50 por cento dos investimentos públicos.

Autor: Lusa / AO online
"Com 10 por cento das receitas os municípios executam 50 por cento dos investimentos públicos realizados no país", afirmou Berta Cabral, a propósito do dia do poder local nos Açores hoje assinalado.

Para Berta Cabral, presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, o poder local que "faz diariamente verdadeiros milagres com orçamentos tão pequenos" para responder às dificuldades dos munícipes tem desempenhado "um papel inestimável".

"Os pequenos e grandes problemas passam pelas autarquias", frisou a autarca social-democrata, apontando, por exemplo, questões relacionadas com licenciamento de obras de menor dimensão até grandes unidades hoteleiras.

Segundo disse, o esforço dos municípios dá nota da capacidade de racionalizar e potenciar recursos.

No âmbito do dia do poder local, a Associação de Autarcas Socialistas dos Açores (AASA) apresentou um projecto que visa valorizar o desempenho dos agentes autárquicos.

O coordenador dos autarcas socialistas dos Açores, Roberto Monteiro, adiantou que o projecto será formalmente apresentado à AASA e implementado entre 2008-2009.

Entre as medidas preconizadas constam a divulgação, através de um site específico de programas e acções inovadoras, realização de debates, conferências sobre poder local, acções de formação e um serviço de apoio ao eleito local.

Uma nota da AASA revela que serão constituídas equipas técnicas para uma abordagem conjunta sobre questões relacionadas com o poder local.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados