Açoriano Oriental
Atividade sísmica perto das Furnas, com tendência decrescente
A atividade sísmica na zona das Furnas, na ilha de São Miguel, que se regista desde domingo, tem vindo "a diminuir nas últimas horas", segundo o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).
Atividade sísmica perto das Furnas, com tendência decrescente

Autor: Lusa/AO Online

No domingo foram registados na zona das Furnas um total de 48 sismos de baixa magnitude e, segundo o CIVISA, é uma "atividade sísmica acima dos valores normais" que tem o epicentro situado entre quatro e cinco quilómetros a oeste das Furnas, no concelho da Povoação.

João Luís Gaspar, do CIVISA, adiantou à Lusa que desde as 00:00 de hoje a atividade sísmica naquela região "tem vindo a demonstrar uma tendência decrescente", lembrando que desde domingo foram registados "algumas dezenas de microssismos" na zona das Furnas, "todos de muita baixa magnitude e apenas um sentido pela população com intensidade II/III".

Apesar da tendência decrescente desde a última noite, segundo João Luís Gaspar "ainda são registados alguns microssismos na mesma área", pelo que o CIVISA "vai continuar a acompanhar a situação ao longo do dia".

De acordo com o investigador e reitor da Universidade dos Açores, "este tipo de crises sísmicas muito localizadas no espaço e no tempo são frequentes em sistemas simovulcânicos" como o da zona em questão.

"Este padrão de atividade já aconteceu no passado. Normalmente é um padrão caracterizado pela ocorrência de sismos em pequenos grupos e é isto que estamos também a verificar agora. Para todos os efeitos mantêm-se as recomendações para situações deste tipo que devem ser tomadas pela população", salientou.

Além da atividade sísmica que tem vindo a ser registada na zona das Furnas, João Luís Gaspar lembrou que ocorreu também na madrugada de hoje um outro sismo "num outro contexto tectónico, a oeste da ilha de São Miguel".

Tratou-se de "um sismo de magnitude IV [na escala de Richter] com epicentro na Fossa Hirondelle e que foi sentido quer na ilha de São Miguel quer na Terceira com uma intensidade II/III na escala de Mercalli Modificada", explicou João Luís Gaspar, afirmando que este evento, "seguido de algumas réplicas de baixa magnitude, nada tem a ver com a atividade sísmica registada nas Furnas nas últimas horas".

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados