Segundo a nota de imprensa, com 52 metros de altura, a “Senhora do Parque” figura entre as Araucárias mais altas do mundo. Este monumento natural, com cerca de dois séculos de vida, é um testemunho vivo da herança natural e cultural da Região, erguendo-se majestosa no coração do Vale das Furnas, envolta pelos vapores termais.
“Do alto dos seus 52 metros, sendo umas das mais altas do Mundo, já testemunhou momentos de dança e música, visitas da realeza e o espanto de milhares que nos visitam”, afirma Gonçalo Nuno Lopes, Front Office Manager do Parque Terra Nostra.
“Esta candidatura é um tributo à sua história e uma oportunidade para mobilizarmos a comunidade em torno da valorização do nosso património arbóreo. Convidamos todos a votar neste monumento vivo”, realça.
“A candidatura a Árvore do Ano obedece a critérios que ultrapassam a dimensão ou a idade dos exemplares. Foca-se na história e nas relações da árvore com as pessoas e a comunidade, um critério no qual a ‘Senhora do Parque’ se destaca pela sua presença inconfundível”, lê-se no comunicado.
O vencedor nacional vai representar Portugal na competição Europeia “Árvore do Ano”, em Bruxelas, durante o primeiro trimestre de 2026. As votações já estão abertas e decorrem até 7 de janeiro. O anúncio do vencedor está marcado para 12 de janeiro.
