Açoriano Oriental
Arte contemporânea em exposição em Ponta Delgada
Cerca de uma centena de obras de arte contemporânea portuguesa da colecção da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) vão estar em exposição, a partir do dia 16, no Museu Carlos Machado, em Ponta Delgada.

Autor: Lusa / AO online
O director do museu adiantou à agência Lusa que a mostra é a primeira de três exposições a realizar nos Açores pela FLAD e integra trabalhos em escultura, pintura e desenhos de cinco artistas portugueses, "nomes conceituados no contexto artístico da arte contemporânea em Portugal e no estrangeiro".

Intitulada "Sinais", a exposição representa, por isso, um "acontecimento de grande importância e é um privilégio dar a conhecer uma colecção muito boa da FLAD", disse Duarte Melo.

Até 20 de Janeiro de 2008, vão estar patentes, no Núcleo de Arte Sacra do Museu Carlos Machado, obras de Helena Almeida, Ana Hatherly, António Sena, José Pedro Croft e Pedro Sousa Vieira, artistas portugueses contemporâneos, indicou Duarte Melo, lembrando que esta colecção de arte "já esteve em Serralves".

Frisando que a mostra constitui "o acontecimento do ano em termos artísticos", o director do Museu Carlos Machado sublinhou que a FLAD, e na vertente da solidariedade da arte, traz até aos Açores uma colecção "importante", reportando-se ainda ao facto de a expressão artística "ser determinante no desenvolvimento local".

Com o objectivo de dar a conhecer aos mais novos o significado das peças em exposição, o Serviço Educativo do Museu vai realizar em paralelo ateliers e colóquios.

O programa da exposição inclui ainda a projecção, dia 13 deste mês, no auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, da videogravação da perfomance Rotura de Ana Hatherly, realizada em 1977, seguida de uma conferência por Isabel Carlos.

Além da ilha de São Miguel, a FLAD vai realizar também exposições na Terceira e Faial, com o intuito de divulgar junto dos açorianos o vasto acervo artístico da fundação.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados