Apreensão de 33 quilos de lapas nas ilhas do Faial e Pico

O Comando Territorial dos Açores da GNR, através do Destacamento Territorial da Horta, apreendeu 33 quilos de lapas, nas ilhas do Faial e do Pico, com o valor presumível de 300 euros.



De acordo com comunicado, no decorrer de ações de fiscalização, no âmbito da vigilância da costa e controlo costeiro, foram detetados diversos indivíduos na apanha de lapas em período de defeso, uns apeados, na zona de costa, e outros através de mergulho.


Dessas ações resultou a identificação de oito homens, com idades compreendidas entre os 20 e 48 anos, e a instauração de 10 autos de contraordenação por apanha de lapas em período de defeso, punível, cada um, com uma coima no valor máximo de 3 500 euros.


A implementação do período de defeso resulta em benefícios biológicos, possibilita uma maior proteção da desova, do desenvolvimento larvar e da fixação destes espécimes, fatores determinantes para o desenvolvimento das lapas.


As lapas apreendidas, por se encontrarem vivas, foram restituídas ao seu habitat natural.


Nestas ações estiveram empenhados militares da Secção Naval da Horta e dos Postos Territoriais de São Roque do Pico e da Horta.


PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares