Açoriano Oriental
Angra do Heroísmo aplaude decisão da UNESCO
O município de Angra do Heroísmo, onde mora o último mestre chocalheiro dos Açores, congratulou-se com a aprovação pela UNESCO do fabrico de chocalhos como Património Cultural Imaterial com Necessidade de Salvaguarda.
Angra do Heroísmo aplaude decisão da UNESCO

Autor: Lusa/AO online



Numa nota de imprensa, a autarquia, presidida por Álamo Menezes, refere que Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, "conta com o último mestre chocalheiro dos Açores".

"António Ferreira da Costa, nascido em 1935, faz parte da restrita lista dos chocalheiros nacionais que sustentou a nomeação da arte chocalheira a Património Cultural Imaterial da UNESCO", adianta a mesma nota.

Segundo a câmara, António Ferreira da Costa recebeu por herança do pai "algumas cabeças de gado", mas "cedo concluiu pela necessidade de desenvolver outras atividades, nomeadamente a de ferrador, intercalando-a mais tarde com a de estivador".

"Mantendo a sua condição básica de lavrador, foi progressivamente aumentando os efetivos da sua exploração, atividade que veria a desenvolver até à sua passagem à situação de reforma", explica a nota, informando que, em 1987, António Ferreira da Costa "iniciou a sua atividade como chocalheiro", acabando por ganhar "grande notoriedade com a titularidade de único mestre desta arte com residência no arquipélago dos Açores".

O município esclarece que, no Dia da Cidade de Angra do Heroísmo, a 21 de agosto, o chocalheiro foi distinguido por integrar a lista entregue na UNESCO.

O fabrico de chocalhos em Portugal, ofício e manifestação cultural que tem no Alentejo a sua maior expressão a nível nacional, foi hoje classificado pela UNESCO como Património Cultural Imaterial com Necessidade de Salvaguarda Urgente.

A decisão foi tomada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), na 10.ª reunião do Comité Intergovernamental para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, a decorrer em Windhoek, capital da Namíbia, até sexta-feira.

O dossiê, liderado pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo, em colaboração com a Câmara de Viana do Alentejo e a Junta de Freguesia de Alcáçovas, no distrito de Évora, já em novembro tinha obtido parecer positivo da comissão internacional de especialistas da UNESCO, que considerou a candidatura como "exemplar".

O fabrico de chocalhos, refere o dossiê da candidatura, é uma atividade metalúrgica associada essencialmente à pastorícia e consiste "na produção de um idiofone em ferro forjado, que é suspenso ao pescoço dos animais numa coleira".

Em Portugal, há sete zonas onde ainda "moram" chocalheiros, muitos deles com idade avançada. O roteiro passa por três concelhos do Alentejo - Estremoz, Reguengos de Monsaraz e Viana do Alentejo -, assim como por Bragança, Tomar, Cartaxo e Angra do Heroísmo.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados