Saúde

Ana Jorge defende reforço da luta contra a tuberculose

A ministra da Saúde defendeu esta quarta-feira o reforço da luta contra a tuberculose para tornar Portugal um país com baixa incidência da doença, o que implica ter menos de 20 casos por 100 mil habitantes.


“Temos de continuar a reforçar o que tem vindo a ser feito na luta contra a tuberculose” e possibilitar que a terapêutica seja feita, cada vez mais, em observação directa e generalizada a todo o país, disse Ana Jorge à margem de uma reunião com a Direcção-Geral da Saúde (DGS) em que lhe foi apresentado o relatório sobre a doença em Portugal.

Portugal registou no ano passado 2756 casos de tuberculose, menos oito por cento do que em 2008, mas ainda não baixou a fasquia dos 20 casos por 100 mil habitantes, que lhe conferiria a categoria de país de "baixa incidência", segundo o relatório da DGS.
PUB

A Missão País é um projeto católico de voluntariado universitário de âmbito nacional, que inclui a Universidade dos Açores. Este ano, realiza-se pela última vez em Vila Franca do Campo, entre os dias 7 e 15 de fevereiro de 2026, com várias atividades comunitárias