Açoriano Oriental
Ameaça à segurança da Cimeira UE-África "não é alarmante"
O nível de ameaça à segurança da Cimeira UE-África, no próximo fim-de-semana em Lisboa, "não é alarmante", mas requer a adopção de "medidas efectivas de protecção", afirmou esta terça-feira em Bruxelas o ministro da Administração Interna.
Ameaça à segurança da Cimeira UE-África "não é alarmante"

Autor: Lusa / AO online
Rui Pereira, que representou a Presidência Portuguesa da União Europeia num debate no Parlamento Europeu sobre o futuro da Europa, escusou-se a entrar em detalhes sobre a avaliação feita pelos serviços de informações relativamente ao nível de ameaça que rodeia a cimeira, garantindo apenas que foram desencadeadas "as medidas policiais julgadas adequadas".

"Não vou entrar em pormenores, mas essa avaliação foi feita pelo serviço de informações, e, em consequência dessa informação, as polícias tomaram as necessárias medidas", afirmou.

"Não é um nível de avaliação alarmante, mas, atendendo à importância da Cimeira e das pessoas envolvidas, é um nível de avaliação que leva a que sejam medidas efectivas de protecção", adiantou.

Rui Pereira apontou que o dispositivo montado envolve várias entidades, destacando a cooperação entre as forças de segurança, PSP e GNR, a Polícia Judiciária, os serviços de informações e também o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.

O ministro lembrou que Portugal já tem vasta experiência de operações de segurança de grande envergadura, dando como exemplo mais recente as "medidas de protecção policial muito efectivas" adoptadas por ocasião da Cimeira UE-Rússia, realizada em Mafra, a 26 de Outubro passado.

A Cimeira UE/África reunirá, sábado e domingo, mais de uma centena de delegações, entre países membros da União Africana e da União Europeia, para além de outras nações e instituições convidadas, estimando-se que cerca de 3.000 polícias garantam a segurança das delegações, no aeroporto, hotéis e no local da cimeira, na Feira Internacional de Lisboa e no Pavilhão Atlântico.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados