Açoriano Oriental
Pela tua saúde
Alguns conselhos para o equilíbrio funcional
No atual contexto em que vivemos torna-se particularmente importante, manter o equilíbrio físico, psicológico e emocional. Estivemos a viver fechados dentro das nossas casas, afastados das principais rotinas de trabalho, dos amigos, das diversões… descuidámos um pouco a imagem e o vestuário, petiscámos mais vezes e fizemos menos exercício.
Alguns conselhos para o equilíbrio funcional

Autor: Filomena Rebelo

Tivemos de nos readaptar a novas formas de trabalhar, de gerir o tempo, de comunicar. Tivemos de aprender a lidar com alguma angústia e stress e com outros sentimentos suscitados pelo estado de pandemia. Todo o contexto que a Covid-19 provocou veio, sem dúvida alguma, gerar desafios inesperados. Neste momento, alguns regressam à escola e ao trabalho, mas muitos outros permanecem a trabalhar a partir das suas casas. Nesta etapa, para ajudar a manter a nossa mente e o corpo saudáveis relembram-se algumas práticas fundamentais:

- Procura dormir bem: estabelece um horário regular de deitar e acordar, dorme entre 7 a 9 horas, evita a ingestão de produtos com cafeína antes de dormir e prefere refeições mais ligeiras ao jantar;

- Mantém os horários das refeições e pratica uma alimentação saudável e equilibrada: ingere preferencialmente legumes, frutas frescas e carnes brancas; não consumas alimentos ricos em calorias, gorduras e açucares; bebe água ou sumos naturais (sem açúcar) ao longo do dia, pois sacia e reduz a vontade de comer;

- Cuida da higiene e da imagem diariamente, porque sentir-se bem e bonito é um aspeto fundamental e sinal de boa saúde mental;

- Pratica exercício físico, apanha ar fresco e sol com moderação;

- Organiza um espaço de trabalho apropriado, optando por uma mesa ou secretária, e mantém uma postura corporal correta enquanto trabalhas ao computador: posiciona o monitor ao nível dos teus olhos e o teclado perto de ti, a uma distância entre 10 a 15 cm; levanta-te regularmente e caminha um pouco, de modo a alongar os músculos e as articulações;

- Demonstra o teu afeto a familiares e amigos através de mensagens, telefonemas e videochamadas e partilha as tuas preocupações e receios;

- Procura distrair-te com atividades que te dão prazer ou que te ajudem a relaxar.

Lembra-te… quanto mais saudáveis mental e fisicamente nos sentirmos, melhor funcionará o nosso sistema imunitário e, como tal, menor será o risco de contrairmos doenças!

 

Coordenadora da Equipa de Saúde Escolar da ESL

Filomena Rebelo

 
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