Açoriano Oriental
Açores/Eleições
Afluência às urnas de 9,16 por cento às 11:00 locais

A afluência às urnas nas eleições legislativas regionais nos Açores foi de 9,16 por cento até às 11:00 locais (mais uma hora em Lisboa), segundo dados da Direção Regional de Organização e Administração Pública (DROAP).

Afluência às urnas de 9,16 por cento às 11:00 locais

Autor: AO Online/ Lusa

No universo de 227.999 eleitores, 20.875 já exerceram o seu direito de voto até às 11:00 locais, de acordo com a informação da DROAP.

Em 2016, a afluência às urnas era de 7,47% até às 11:00 locais (12:00 de Lisboa).

As urnas abriram hoje às 08:00 locais (09:00 em Lisboa) e fecham às 19:00 (mais uma hora em Lisboa), estando inscritos para votar um total de 228.999 eleitores.

Em declarações à Lusa, o porta-voz da Comissão Nacional de Eleições (CNE), João Tiago Machado, afirmou hoje que todas as urnas do arquipélago abriram e estão a "funcionar normalmente".

Concorrem a estas eleições 13 forças políticas, que disputam os 57 lugares na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.

Nas eleições regionais açorianas existe um círculo por cada uma das nove ilhas e um círculo regional de compensação, reunindo este os votos que não forem aproveitados para a eleição de parlamentares nos círculos de ilha.

São Miguel, a maior ilha do arquipélago, elege 20 deputados, seguindo-se a Terceira, com 10 deputados, o Pico e Faial, com quatro parlamentares, e São Jorge, Santa Maria, Graciosa e Flores, com três.

A ilha mais pequena dos Açores, o Corvo, vai eleger dois deputados. Pelo círculo regional de compensação são atribuídos cinco mandatos.

Apenas as seis forças políticas que têm atualmente assento parlamentar (PS, PSD, CDS-PP, BE, CDU e PPM) concorrem por todos os círculos.

PAN, MPT, Aliança, Livre, Chega, Iniciativa Liberal e PCTP/MRPP são os restantes partidos que se apresentam a votos.

De acordo com os resultados das eleições legislativas regionais, o Representante da República nomeia depois o presidente do Governo Regional que, por sua vez, propõe os membros do executivo.

Neste sufrágio foi possível aos eleitores exercerem o seu direito de voto de forma antecipada, por mobilidade, algo que até agora só era permitido nas eleições presidenciais, legislativas nacionais e europeias.

Os eleitores que o desejaram fazer, 3.541, manifestaram a intenção entre os dias 11 e 15, sendo que o voto antecipado se realizou no domingo passado.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados