O Barbarense e o Grupo Desportivo Casa doPovo (GDCP) do Livramento ficaram aconhecer o alinhamento dasegunda fase da edição 2025/2026 do Campeonato Nacional da II Divisão.
O sorteio, promovido pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e realizado na passada segunda-feira, dia 29 de dezembro, na Cidade do Futebol, em Oeiras, ditou que as formações açorianas regressam à competição com deslocações ao território continental.
Depois de terminar a primeira fase da prova no segundo lugar da Série B, com 23 pontos, apenas atrás do Portimonense, o Barbarense ruma à série de apuramento do campeão, onde vai defrontar Valpaços, Belenenses, Portimonense, Venda Nova, Amigos Cerva, Arsenal Maia e Viseu 2001. A fase de apuramento do campeão será, assim, disputada por oito equipas, que asseguraram o primeiro e segundo lugares de cada grupo na primeira fase da competição.
De relembrar que o primeiro classificado desta fase sagra-se campeão e será acompanhado pelo segundo classificado na subida à Liga, o patamar mais elevado da modalidade.
Por outro lado, o GDCP Livramento terminou a primeira fase da competição no sétimo lugar da classificação, com 14 pontos e, por isso, falhou o acesso ao play-off de apuramento do campeão.
A equipa micaelense foi relegada para a fase de manutenção/descida, que será composta por 16 clubes, divididos em duas séries.
Recorde-se que os primeiros seis classificados de cada série asseguram a manutenção na prova, enquanto os dois últimos de cada série, num total de quatro clubes, descem ao Campeonato Nacional da III Divisão de Futsal.
Integrado na Série 2, a formação micaelense irá medir forças com Ladoeiro, Nun’álvares, Burinhosa, Modicus, Boavista, São João e Reguilas Tires.
A segunda fase da II Divisão nacional arranca no próximo dia 24 de janeiro, com oBarbarense a estrear-se na prova fora de casa, diante do Valpaços, e o Livramento a visitar o Ladoeiro, no mesmo dia.
