Açoriano Oriental
"Açores são a única região do país com crescimento de dormidas a dois dígitos"

A secretária regional da Energia, Ambiente e Turismo salientou esta segunda-feira, em Lisboa, que os Açores são “a única região do país” com um crescimento das dormidas nas três principais tipologias de alojamento (Hotelaria Tradicional, Turismo em Espaço Rural e Alojamento Local) acima dos dois dígitos, de acordo com os dados disponíveis até outubro de 2019.


"Açores são a única região do país com crescimento de dormidas a dois dígitos"

Autor: Susete Rodrigues/AO Online

Marta Guerreiro, que falava à margem da reunião do Conselho Estratégico para a Promoção Turística, sublinhou o crescimento de 16,7%, num ritmo médio nacional que se mantém nos 3,9%.



De acordo com nota do executivo, a governante evidenciou o crescimento de 10,1% nos proveitos totais, na Hotelaria Tradicional, comparando com um crescimento médio nacional de 5,6%, refletindo, por sua vez, os bons crescimentos também.



A titular da pasta do Turismo destacou ainda o REVPAR de 48 euros, em ritmo de crescimento de 7,1%, face a um ritmo de 2,7% a nível nacional.



“Este importante indicador, que reflete em boa medida a rentabilidade das unidades hoteleiras, nunca esteve tão próximo do nível de rentabilidade das unidades hoteleiras do arquipélago da Madeira, que, ainda para mais, registaram neste período um decréscimo de 7%”, sublinhou.



Marta Guerreiro manifestou satisfação com os resultados alcançados em 2019 em termos turísticos nos Açores, numa altura em que alguns destinos insulares estão a registar abrandamentos, “o que representa um claro sinal de crescente notoriedade internacional do destino Açores, mas também uma boa capacidade de resiliência de todos os empresários e profissionais do setor na Região”.



A Secretária Regional frisou que, também por via dos Açores, o país tem tido um “grande destaque” no que diz respeito a práticas sustentáveis nesta atividade, através da certificação dos Açores como Destino Turístico Sustentável, sendo a única região do país com esta certificação e o único arquipélago no mundo.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados