Açoriano Oriental
Açores querem desempenhar “papel relevante” na presidência portuguesa da União Europeia

O titular da pasta das Relações Externas do Governo dos Açores, Rui Bettencourt, disse que quer a região a desempenhar um “papel relevante” durante a presidência portuguesa da União Europeia (UE), no primeiro semestre de 2021.

Açores querem desempenhar “papel relevante” na presidência portuguesa da União Europeia

Autor: Lusa/AO Online

Na sequência da sua presença na reunião da Comissão Interministerial para os Assuntos Europeus (CIAE), realizada quarta-feira, em Lisboa, Rui Bettencourt, citado pelo gabinete de imprensa do executivo açoriano, declarou que “os Açores, profundamente europeístas, têm a vocação, o desejo e a capacidade para desempenhar um papel relevante durante a presidência portuguesa da UE”.

Segundo o governante, os Açores terão a presidência das regiões ultraperiféricas durante o ano de 2021 e, a este título, “pretendem marcar a agenda à volta da importância destas regiões europeias na construção da União Europeia”.

Na sua opinião, a região ultraperiférica “traz a Portugal e à UE uma realidade que importa potenciar, com uma dimensão oceânica extraordinária, uma posição geoestratégica única, novas dimensões do desenvolvimento, tais como no espaço e na economia azul".

A região "mantém uma importante atividade económica na agricultura, nas pescas e no turismo, sendo exemplar em várias das suas políticas, tais como na transição energética, com a relevantíssima taxa de penetração das energias renováveis”.

O titular da pasta das Relações Externas considerou ainda que, “naquilo que são as questões em debate na Europa, é de sublinhar que os Açores se confrontam com grande parte dos desafios com que se confronta a União Europeia", apontando, nesse sentido, "a coesão territorial, social e económica, o desenvolvimento sustentável, a mobilidade dos cidadãos e a qualidade de vida”.

Rui Bettencourt quer “mostrar ao país e à UE a realidade ultraperiférica e autonómica dos Açores, com todas as suas fragilidades, mas igualmente mais valias e dinamismo”.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados