Açoriano Oriental
Açores querem aumentar área de produção frutícola

Os Açores produzem atualmente cerca de 12.000 toneladas de fruta, através de uma área de cerca de 900 hectares, mas o objetivo é aumentar esta área, através de apoios do próximo quadro comunitário de apoio.

Açores querem aumentar área de produção frutícola

Autor: Lusa/AO Online

A informação foi avançada pelo secretário regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, durante uma visita ao Centro Experimental da Lagoa Seca, nas Furnas, na ilha de São Miguel, segundo informações divulgadas no portal oficial do executivo de coligação PSD/CDS-PP/PPM.

Aquele centro desenvolve o programa de manutenção e de multiplicação de espécies fruticulturas locais, apoiando novos e atuais produtores.

Segundo o titular da pasta da Agricultura, citado na nota de imprensa, existem na região “algumas centenas de produtores frutícolas”, que produzem “cerca de 12.000 toneladas de fruta, através de uma área de cerca de 900 hectares”.

O objetivo é “aumentar consideravelmente a área de produção”, através de apoios que “estarão disponíveis, no próximo quadro comunitário de apoio”, com o intuito de “produzir mais fruta e, de preferência, fruta local”, referiu.

O secretário regional lembrou que, “decorre até 12 de agosto, o apoio à aquisição de sementes de milho e sorgo”, que tem uma dupla intenção, a de “recentrar a alimentação animal e humana”, de forma progressiva, “nos recursos endógenos” e “combater a inflação dos fatores de produção”.

“Com este apoio”, reforçou António Ventura, “haverá um aumento de cerca de 250 hectares, de área de milho, relativamente a 2021”, o que significa, um aumento da energia local para alimentação animal e humana.

De acordo com o governante, esta foi uma “reivindicação da Federação Agrícola dos Açores, a que o Governo Regional está sensível e de acordo”.

Por outro lado, decorrem, até 30 de setembro, as candidaturas, no âmbito do PRORURAL +, na área de fruticultura.

António Ventura sublinhou que o objetivo do Governo Regional é ver aumentado o número de novos produtores, na região, para que possam expandir a sua área de produção.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados