Açoriano Oriental
Açores com 2.988 pessoas desempregadas em programas ocupacionais em novembro

Os Açores tinham 2.988 pessoas desempregadas em programas ocupacionais no final do mês de novembro, segundo anunciou hoje o Governo Regional, que diz que se trata do número “mais baixo dos últimos nove anos” na região.

Açores com 2.988 pessoas desempregadas em programas ocupacionais em novembro

Autor: Lusa /AO Online

“No final do mês de novembro deste ano estavam registados na região 2.988 ocupados, menos 301 do que no mês anterior e menos 1.869 ocupados em relação ao mês homólogo. Em janeiro de 2022 estavam registados 4.617 colocados em programas ocupacionais”, lê-se numa nota de imprensa divulgada no portal do executivo na Internet.

O Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM) realça que o número de desempregados em programas ocupacionais é o “mais baixo dos últimos nove anos nos Açores”.

Citada no comunicado, a secretária da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, Maria João Carreiro, justifica a redução com a “mudança estrutural na política de emprego na região, assente no combate à precariedade laboral e nos incentivos aos contratos de trabalho estáveis”.

“Os programas ocupacionais não são um fim em si mesmo, mas antes um instrumento para melhorar e reforçar a empregabilidade dos desempregados com baixas competências e/ou vulnerabilidades sociais”, salienta a governante.

O Governo Regional cita ainda dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) para indicar que em novembro estavam inscritos no Centro de Qualificação e Emprego da região 5.639 desempregados, uma “diminuição de 10,42% nos inscritos à procura de primeiro e novo emprego face a período homólogo e uma variação de 0,34%” face a outubro.

Segundo o executivo dos Açores, até ao final de novembro foram colocados 2.466 açorianos em ofertas de emprego na região.

“Este é o ano com maior número de colocados em ofertas de emprego de que há registo, mais 620 do que em todo o ano de 2019, antes da pandemia [de covid-19], e mais 240 do que em todo o ano de 2021, o melhor ano registado até 2022”, conclui o Governo Regional.

O atual executivo açoriano, liderado pelo social-democrata José Manuel Bolieiro, tomou posse em novembro de 2020.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados