Açores arrendam terreno ao IPMA para instalação de radar meteorológico na Terceira

A Região Autónoma dos Açores vai arrendar uma parcela de terreno na Serra de Santa Bárbara, na ilha Terceira, ao Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), para instalação de um radar meteorológico, anunciou hoje o Governo Regional



O Conselho de Governo, reunido na ilha do Corvo, onde o executivo açoriano termina hoje uma visita estatutária, decidiu "autorizar a celebração de um contrato de arrendamento entre a Região Autónoma dos Açores e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, de uma parcela de terreno na Serra de Santa Bárbara, ilha Terceira, para instalação de um radar meteorológico e respetivas infraestruturas conexas".

"Trata-se de uma parcela de terreno baldio, constante do Perímetro Florestal da Ilha Terceira - Serra de Santa Bárbara, arrendada por um prazo de dez anos, renováveis por igual período, com o limite máximo de cinquenta anos. A área total a utilizar é de 1.479,05 metros quadrados, abrangendo um perímetro de 170,96 metros", pode ler-se no comunicado do Conselho de Governo.

A Força Aérea norte-americana detinha o único radar meteorológico nos Açores, situado na Serra de Santa Bárbara, na ilha Terceira, mas decidiu desativá-lo, na sequência de um processo de redução militar na base das Lajes, localizada na mesma ilha.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) foi informado dessa decisão, por carta, pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América (EUA), em abril de 2016.

Na semana passada, o líder da bancada parlamentar do PS na Assembleia da República, Carlos César, disse que o acordo para o lançamento do radar meteorológico de Santa Bárbara, na ilha Terceira, nos Açores, seria assinado a 20 de novembro.

"O acordo para o lançamento do concurso para o novo radar meteorológico de Santa Bárbara, na ilha Terceira, vai ser assinado a 20 de novembro e, após a sua assinatura, será lançado pelo IPMA o concurso público internacional para o fornecimento do equipamento, prevendo-se a conclusão do procedimento concursal no primeiro trimestre de 2018", adiantou, no final de uma audiência com o presidente do Governo Regional, Vasco Cordeiro, sobre a proposta do Orçamento de Estado para 2018.

Está também prevista a instalação de um radar no Pico da Barrosa, na ilha de São Miguel, que segundo Carlos César deverá estar concluída também até ao primeiro trimestre de 2018.

Na passada segunda-feira, o líder da bancada parlamentar do CDS-PP na Assembleia da República, Nuno Magalhães, anunciou, em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, uma proposta de alteração ao Orçamento de Estado para 2018, que prevê a inclusão de uma verba de 1,5 milhões de euros para a aquisição de um radar meteorológico para a Serra de Santa Bárbara.


PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares