Açoriano Oriental
A Ofícina-Museu Artes e Ofícios das Capelas
Caro leitor, convidamo-lo a percorrer um espaço repleto de memórias de um passado recente ligado ao quotidiano e às tradições da ilha de São Miguel, a Oficina-Museu de Artesanato Artes e Ofícios das Capelas, no concelho de Ponta Delgada.

Autor: Tânia Silva
A Oficina-Museu das Capelas nasceu em 1996 e surgiu de uma encantadora história sobre um aficionado pela preservação da memória histórica do seu meio: Manuel João Melo. Este museu funciona como uma espécie de museu-escola, onde podemos ver recriadas artes e ofícios que sofreram grandes mutações, assim como instrumentos de trabalho em risco de desaparecimento.
No diverso museu das Capelas conhecemos e reconhecemos, de forma pedagógica, como foi o passado, através de uma explicação detalhada e útil sobre o que se fazia em outros tempos. Lá encontramos o sapateiro, o barbeiro, a loja de fazendas, o relojoeiro, a livraria, a mercearia , a papelaria, o alfaiate, a carpintaria, o fotógrafo, a olaria e uma cozinha tal como existiram entre nós num passado recente.
Podemos ainda ver uma farmácia, com todos os componentes para se fazer instantaneamente os medicamentos, como noutros tempos , uma gráfica com máquinas centenárias, um alambique, muito ligado à vida das pessoas daquela freguesia, um império do Espírito Santo, uma recriação da antiga loja “Baterias Moreira”, existente na cidade de Ponta Delgada noutra altura, uma liquidadora, actualmente mais conhecida por “loja de antiguidades”, entre muitas outras coisas.
Neste passeio podemos ter o privilégio de percorrer uma rua do passado com tudo a que tem direito, desde as varandas até ao pormenor dos fios de electricidade de antigamente. Tudo está recriado até ao último pormenor, de forma a assemelhar-se o máximo possível às vivências de outros tempos.
Para muitos será ver e conhecer melhor a nossa cultura e tradição, para outros uma viagem ao passado e um reencontro com as raízes.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados