Autor: André Medina
A World Karaté Federation(WKF) irá promover, de 5 a 8 de dezembro, o Karaté 1 - Youth League.
A prova, que se disputará no Palazzo del Turismo, em Jesolo, Veneza, na Itália, contará com a participação de 10 karatecas açorianos, informou a Asssociação de Karaté dos Açores (AKA).
O torneio internacional terá em competição 4048 atletas, provenientes de 81 países.
A comitiva açoriana será composta por 10 atletas da ilha Terceira, numa participação que contará com o apoio da Direção Regional do Desporto (DRD).
Afonso Costa, Beatriz Castro, Frederico Laranjeira,João Gonçalves, JoãoCosta, João Pereira, Maria Gaspar, Mariana Fernandes, Pedro Costa e Rodrigo Barbosa estarão em representação do Clube de Karate-do Shotokan de Angra do Heroísmo (CKSAH).
Em nota de imprensa, a Associação de Karaté dos Açores informou ainda que o karateca Martim Ferreira também iria integrar a comitiva açoriana, em representação do Clube de Karate-do Shotokan da Horta (CKSH), mas não irá acompanhar a seleção dos Açores na viagem a Itália, por ter contraído uma lesão, que o impossibilitará de competir na Karate 1- Youth League, prova internacional da organização da World Karaté Federation.
Os dez jovens açorianos serão também acompanhados pelo selecionador João Castro e pelo dirigente André Garcia, numa prova que, espera a Associação de Karaté dos Açores, “não só proporcionará uma valiosa experiência internacional aos atletas, como também fortalecerá a presença do karaté açoriano no panorama desportivo mundial”.
Recorde-se que a participação açoriana na “Youth League” surge como uma substituição à típica participação dos Açores nos “Jogos das Ilhas”.