Açoriano Oriental
Escola
Escola Secundária da Lagoa

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

Tenho saudades disso, da escola, da liberdade!


Alexandra Costa

O 3º período já estava a andar, numa situação completamente diferente, com uma atividade letiva à distância. Aqui fica o testemunho de uma aluna que nos dá conta do seu sentir esta forma de ser e fazer escola.

Devido a toda essa situação que estamos a passar, devido à pandemia, a famosa COVID-19, que todos vocês conhecem, até porque a televisão não fala de outra coisa, o governo encerra as escolas e passam a tomar diferentes medidas para o ano não ter que acabar perto do final do 2º período e podermos continuar os estudos até ao final do ano, não prejudicando nenhum dos alunos. C’est horrible ! Dessa forma, todos nós, estudantes, fomos obrigados a aceder à plataforma SGE e adaptarmo-nos à nova forma de aulas à distância. Crianças do 1º ao 6º ano tiveram que acordar cedo para poderem assistir às aulas na RTP Memória e RTP Açores, adolescentes do 7º ao 9º de igual forma, e os de secundário comunicam-se com os professores através dos e-mails. Na TV as aulas são apenas de meia hora, e os pais viraram loucos a tentar controlar a situação e a tentar aprender juntamente com eles, para quando a aula terminar poderem realizar algumas tarefas propostas. C’est fou!  Já os que tem aulas online (como é o meu caso) tem de se adaptar à nova forma das aulas, à quantidade dos trabalhos e aos horários estabelecidos. Alguns alunos com dificuldades em aceder às plataformas sugeridas pela escola e às chamadas, outros não conseguem enviar as tarefas, tanto professores como estudantes a receber imensos emails. Ça a été un gâchis! Como já referi é tudo uma questão de adaptação. Passaram-se apenas 2 semanas desde que essa nova forma de ensino começou, e ainda hoje há algumas dúvidas! Mas nós, alunos, já começamos a adequar-nos, se bem que, nada melhor do que ter aulas presenciais. Os professores, embora não nos digam, e apenas transmitam mensagens positivas, eles também estão desesperados tal como nós, tal como os pais em casa, tal como todas as outras pessoas. Os professores falam para uma tela e a maioria das vezes os alunos estão presentes nas videoconferências, mas com os microfones e câmaras desligadas, então eles devem pensar: “Será que me estão a ouvir?”. Imagino como deve sentir-se um professor nessa altura e agora percebo o valor que as aulas tem na nossa vida. Merci COVID-19 pour m'avoir appris à valoriser les cours à l'école ! Lado positivo disso é que os professores não perdem contacto com os alunos e estes não se afastam completamente do ensino.

Apesar de começar a dar-me bem com toda esta nova situação, nada melhor do que estar numa sala de aula. COVID-19, já nos mostraste do que és capaz ao fechar todas as pessoas em casa, agora deixa-nos começar a voltar à nossa rotina de antes. Tenho saudades disso, da escola, da liberdade!

Fiquem em casa, protejam-se a si, protejam o outro e protejam o mundo!

Restez à la maison, protégez-vous, protégez l'autre et protégez le monde!

Alexandra Costa, 10ºD

AO Escolas

Ana Pires – Astronauta cientista – em S. Miguel
Esteve em S. Miguel, entre 7 e 9 de março, a doutora Ana Pires, astronauta análoga e cientista-astronauta. Esta foi uma iniciativa conjunta do Clube de Astronomia da Escola Secundária da Lagoa, do American Corner (Universidade dos Açores) e do Observatório Astronómico de Santana – Açores (OASA).
 
Escola Secundária da Lagoa
Job Shadowing: uma experiência enriquecedora e singular!
No âmbito do projeto Embracing Inclusion in European Languages, do programa Ersmus +, oito professoras da ESL, entre os dias 20 e 27 de fevereiro, rumaram até ao sul de França, Marselha, e, no Collège Lakanal, na pitoresca cidade de Aubagne, participaram em atividades de Job Shadowing. Esta mobilidade consiste na realização de experiências de observação reais de exploração, confronto e contacto com o mundo do trabalho e das profissões, através da observação, de um profissional no desempenho das suas funções durante um determinado período de tempo, no seu próprio local de trabalho.
 
Escola Secundária da Lagoa
Disciplina de Português e área de Cidadania e Desenvolvimento comemoram Dia Internacional da Mulher
No passado dia 8 de março celebrou-se o Dia Internacional da Mulher, e a turma C do 10º ano associou-se às comemorações efetuadas na escola. No âmbito da disciplina de Português, e no contexto da área de Cidadania e Desenvolvimento, a turma foi desafiada pela docente de Português a construir um painel composto por algumas “Mulheres que fizeram História”.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

Rita Júdice é a nova ministra da Justiça
A advogada Rita Alarcão Júdice vai ser a nova ministra da Justiça do Governo liderado por Luís Montenegro, tendo sido sócia da sociedade de advogados PLMJ entre 2013 e 2023.
 
Pedro Duarte assume desafio dos Assuntos Parlamentares numa Assembleia fragmentada
Pedro Duarte, que recentemente foi apontado por Marques Mendes como “um dos melhores políticos da sua geração”, vai assumir o desafio dos Assuntos Parlamentares, numa altura em que a Assembleia da República inicia funções fragmentada.
 
Crise inflacionista e energética custa ao Estado 226,8 ME até fevereiro
As medidas para mitigar o efeito da crise energética e inflacionista custaram ao Estado 226,8 milhões de euros até fevereiro, de acordo com a síntese de execução orçamental divulgada hoje.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados