Açoriano Oriental
Escola
Escola Secundária da Lagoa

Tenho saudades disso, da escola, da liberdade!


Alexandra Costa

O 3º período já estava a andar, numa situação completamente diferente, com uma atividade letiva à distância. Aqui fica o testemunho de uma aluna que nos dá conta do seu sentir esta forma de ser e fazer escola.

Devido a toda essa situação que estamos a passar, devido à pandemia, a famosa COVID-19, que todos vocês conhecem, até porque a televisão não fala de outra coisa, o governo encerra as escolas e passam a tomar diferentes medidas para o ano não ter que acabar perto do final do 2º período e podermos continuar os estudos até ao final do ano, não prejudicando nenhum dos alunos. C’est horrible ! Dessa forma, todos nós, estudantes, fomos obrigados a aceder à plataforma SGE e adaptarmo-nos à nova forma de aulas à distância. Crianças do 1º ao 6º ano tiveram que acordar cedo para poderem assistir às aulas na RTP Memória e RTP Açores, adolescentes do 7º ao 9º de igual forma, e os de secundário comunicam-se com os professores através dos e-mails. Na TV as aulas são apenas de meia hora, e os pais viraram loucos a tentar controlar a situação e a tentar aprender juntamente com eles, para quando a aula terminar poderem realizar algumas tarefas propostas. C’est fou!  Já os que tem aulas online (como é o meu caso) tem de se adaptar à nova forma das aulas, à quantidade dos trabalhos e aos horários estabelecidos. Alguns alunos com dificuldades em aceder às plataformas sugeridas pela escola e às chamadas, outros não conseguem enviar as tarefas, tanto professores como estudantes a receber imensos emails. Ça a été un gâchis! Como já referi é tudo uma questão de adaptação. Passaram-se apenas 2 semanas desde que essa nova forma de ensino começou, e ainda hoje há algumas dúvidas! Mas nós, alunos, já começamos a adequar-nos, se bem que, nada melhor do que ter aulas presenciais. Os professores, embora não nos digam, e apenas transmitam mensagens positivas, eles também estão desesperados tal como nós, tal como os pais em casa, tal como todas as outras pessoas. Os professores falam para uma tela e a maioria das vezes os alunos estão presentes nas videoconferências, mas com os microfones e câmaras desligadas, então eles devem pensar: “Será que me estão a ouvir?”. Imagino como deve sentir-se um professor nessa altura e agora percebo o valor que as aulas tem na nossa vida. Merci COVID-19 pour m'avoir appris à valoriser les cours à l'école ! Lado positivo disso é que os professores não perdem contacto com os alunos e estes não se afastam completamente do ensino.

Apesar de começar a dar-me bem com toda esta nova situação, nada melhor do que estar numa sala de aula. COVID-19, já nos mostraste do que és capaz ao fechar todas as pessoas em casa, agora deixa-nos começar a voltar à nossa rotina de antes. Tenho saudades disso, da escola, da liberdade!

Fiquem em casa, protejam-se a si, protejam o outro e protejam o mundo!

Restez à la maison, protégez-vous, protégez l'autre et protégez le monde!

Alexandra Costa, 10ºD

AO Escolas

É importante haver um jornal escolar
Hoje em dia, a nossa escola dá-nos algumas oportunidades para que o nosso trabalho seja mais conhecido e valorizado. A meu ver, o jornal escolar tem uma importância enorme para os alunos.
 
Escola Secundária da Lagoa
Geocaching em tempo de verão e férias – Alguns desafios…
Desde março passado que as atividades deste Clube têm sido extremamente limitadas em virtude da existência desta pandemia do Covid19. Assim e por decisão superior, foram adiadas várias atividades que estavam projetadas para este terceiro período, nomeadamente: as visitas de estudo para o Salto do Cabrito e para as Sete Cidades (esta última organizada em conjunto com o Clube Náutico da lagoa), a conferência sobre Geocaching e Literatura e os vários eventos previstos (em particular o evento CITO)! Assim neste trimestre as atividades do Clube, limitaram-se à realização da manutenção de algumas das caches do Clube e na participação mensal nos “jornais” Diário da Lagoa e Neurónio. Desde o mês de junho, e sendo possível já algum “desconfinamento”, alguns alunos e professores já foram “encontrar” algumas caches…
 
Escola Secundária da Lagoa
DesenvoLver, Expressar, Crescer
Perdidos no meio da diversidade, de tanta novidade tecnológica e multimédia, centrados em tantas redes sociais e de olhos colados, quase todo o dia, a um ecrã, cada vez é mais difícil colocar um livro nas mãos de qualquer adolescente.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

"Registos de novos AL caem para metade em Ponta Delgada"
"Registos de novos AL caem para metade em Ponta Delgada" é a manchete deste domingo do Açoriano Oriental.
 
Governo Regional convida Açorianos a participar na Agenda para relançamento social e económico dos Açores
O Governo dos Açores apresentou sexta-feira, em Ponta Delgada, uma anteproposta de Agenda para o Relançamento Social e Económico da Região Autónoma dos Açores, com vista à recuperação e transformação social e económica da Região nesta nova fase de regresso progressivo à normalidade, contando para isso com a participação de todos os Açorianos
 
Benfica contrata defesa Gilberto e guarda-redes Helton Leite até 2025
Os futebolistas brasileiros Gilberto, defesa proveniente do Fluminense, e Helton Leite, guarda-redes que pertencia ao Boavista, são os mais recentes reforços do Benfica, tendo ambos assinado contrato até 2025, anunciou hoje o clube lisboeta.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.