Açoriano Oriental
Escola
Escola Secundária da Lagoa

Reutilizar é Inov@R - Projeto Cidadania em Desenvolvimento


Pag03_caixa 5

 

No âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, os alunos da turma F do décimo primeiro ano, do Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, estão a desenvolver o projeto "Reutilizar é Inovar",

Com este projeto pretende-se que cada aluno desenvolva diversas competências, entre as quais: promover a consciência ecológica e a adoção de comportamentos e atitudes sustentáveis; trabalhar sobre ideias criativas para contribuir de forma palpável e útil para a área em que ocorrerá inovação e aprender novas técnicas de reutilização de materiais e de empreendedorismo.

A disciplina foi considerada como área transversal, onde se pretende mobilizar os contributos das diferentes áreas disciplinares, visando o cruzamento dos respetivos conteúdos com os temas da estratégia de educação para a cidadania da unidade orgânica. Visto que a operacionalização poderia ocorrer através do desenvolvimento e concretização de projeto, os alunos sugeriram dar continuidade ao projeto Upgrade, mas com um novo dinamismo, integrando novos domínios e temas, bem como as outras áreas disciplinares, uma vez que o domínio "Desenvolvimento Sustentável" já estava a ser abordado no projeto referido. Para quem ainda não conhece o projeto Upgrade, este é dinamizado pelos alunos do curso profissional TGPSI já há alguns anos e pretende sensibilizar os discentes para a reutilização de 
todas as peças de material informático, diminuindo os resíduos eletrónicos e produzindo novos materiais, como bijuteria, suportes, recordações, brindes, entre outros. Regra geral, estes objetos renovados serão vendidos e a receita reverterá para a compra de material informático novo necessário ao Curso. As diversas atividades do projeto Upgrade poderão ser consultadas através do seguinte link: https://www.instagram.com/tgpsi_esl/. Durante o ano letivo, os alunos 
irão criar campanhas de sensibilização, de forma a promover a consciência ecológica e a adoção de comportamentos e atitudes sustentáveis, através da página https://www.instagram.com/rinovar19_20/, e sob o lema "Toda a conquista começa com a decisão de tentar". O projeto "Reutilizar é Inovar " será dinamizado pelos alunos, em primeiro lugar, e com o apoio dos docentes das diversas disciplinas que compõem o Curso. 

 

AO Escolas

Biblioteca Escolar organizou programa comemorativo dos 100 anos do Nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen
No passado mês de novembro comemorou-se o centenário do nascimento de um dos grandes vultos da literatura portuguesa - Sophia de Mello Breyner Andresen. Para comemorar essa data, a Equipa da Biblioteca Escolar desenvolveu um conjunto de atividades para toda a comunidade escolar.
 
Escola Secundária da Lagoa
Clube de Geocaching da Escola Secundária de Lagoa - Jovens em GEOAÇÃO!
As atividades extracurriculares são cada vez mais importantes no percurso de aprendizagem e crescimento de cada aluno. O clube escolar que a seguir se apresenta é disso um exemplo. Com apenas dois anos de atividade regista já um largo número de participantes que cada vez mais se envolvem numa atividade que promove o conhecimento e o contacto com a natureza.
 
Escola Secundária da Lagoa
Melhorias com sustentabilidade
Os alunos da Área vocacional de Artes e Ofícios, da turma B, do 2º ano do Curso Vocacional, estiveram de novo em  ação e levaram a cabo uma transformação da Sala de Convívio dos alunos.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

Porto do Topo com condições para servir pescas e turismo em São Jorge
O presidente do Governo dos Açores visitou, esta quinta-feira, as obras de melhoramento do Porto do Topo, um investimento de cerca de 6,5 milhões de euros que vai entrar este ano ao serviço das pescas e do turismo, reforçando, por esta via, as condições de desenvolvimento económico desta zona da ilha de São Jorge.
 
São Roque do Pico reforça promoção da marca ‘Capital do Turismo Rural’
A Câmara Municipal de São Roque do Pico reabriu, na semana passada, o Quiosque de Turismo.
 
Clube de História reflete sobre os ‘Destaques 2019’
O primeiro ‘Clube de História’ de 2020, promovido pela Fundação Sousa d’Oliveira, está agendado para dia 30 janeiro, pelas 18 horas e contará com as intervenções Paulo Simões, Emanuel Carreiro e Carlos Melo Bento.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.