Açoriano Oriental
Escola
Escola Secundária da Lagoa

Reutilizar é Inov@R - Projeto Cidadania em Desenvolvimento


Pag03_caixa 5

 

No âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, os alunos da turma F do décimo primeiro ano, do Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, estão a desenvolver o projeto "Reutilizar é Inovar",

Com este projeto pretende-se que cada aluno desenvolva diversas competências, entre as quais: promover a consciência ecológica e a adoção de comportamentos e atitudes sustentáveis; trabalhar sobre ideias criativas para contribuir de forma palpável e útil para a área em que ocorrerá inovação e aprender novas técnicas de reutilização de materiais e de empreendedorismo.

A disciplina foi considerada como área transversal, onde se pretende mobilizar os contributos das diferentes áreas disciplinares, visando o cruzamento dos respetivos conteúdos com os temas da estratégia de educação para a cidadania da unidade orgânica. Visto que a operacionalização poderia ocorrer através do desenvolvimento e concretização de projeto, os alunos sugeriram dar continuidade ao projeto Upgrade, mas com um novo dinamismo, integrando novos domínios e temas, bem como as outras áreas disciplinares, uma vez que o domínio "Desenvolvimento Sustentável" já estava a ser abordado no projeto referido. Para quem ainda não conhece o projeto Upgrade, este é dinamizado pelos alunos do curso profissional TGPSI já há alguns anos e pretende sensibilizar os discentes para a reutilização de 
todas as peças de material informático, diminuindo os resíduos eletrónicos e produzindo novos materiais, como bijuteria, suportes, recordações, brindes, entre outros. Regra geral, estes objetos renovados serão vendidos e a receita reverterá para a compra de material informático novo necessário ao Curso. As diversas atividades do projeto Upgrade poderão ser consultadas através do seguinte link: https://www.instagram.com/tgpsi_esl/. Durante o ano letivo, os alunos 
irão criar campanhas de sensibilização, de forma a promover a consciência ecológica e a adoção de comportamentos e atitudes sustentáveis, através da página https://www.instagram.com/rinovar19_20/, e sob o lema "Toda a conquista começa com a decisão de tentar". O projeto "Reutilizar é Inovar " será dinamizado pelos alunos, em primeiro lugar, e com o apoio dos docentes das diversas disciplinas que compõem o Curso. 

 

AO Escolas

Workshop Rockets@Schools
Foi no passado dia 19 que a turma 1 do 10.º ano teve a oportunidade de construir um micro-foguetão no workshop Rockets@Schools, uma atividade organizada pelo Núcleo de Estudantes de Engenharia Aeroespacial do Instituto Superior Técnico. Esta iniciativa teve como objetivo transmitir conhecimentos básicos de física e fomentar o interesse dos alunos no setor aeroespacial e contou, como sempre, com a dedicação e entusiasmo dos nossos alunos que, uma vez mais, mostraram estar à altura do desafio.
 
Colégio do Castanheiro
Campanha #ficaadica alerta alunos da ESLagoa para os perigos que espreitam pelas janelas das novas tecnologias.
Na passada quinta-feira, dia 13 de fevereiro, no auditório da EScola Secundária de Lagoa teve lugar uma ação de sensibilização para alguns comportamentos de segurança Online promovida pelo Banco de Portugal. A campanha #ficaadica tem como objetivo sensibilizar os jovens em idade escolar para os cuidados a ter na utilização dos canais digitais e envolver a comunidade educativa neste propósito.
 
Escola Secundária da Lagoa
Dia dos Namorados com Artes e Ofícios sustentáveis
Alunos do Curso de Formação Vocacional das turmas 2º Voc A/B promovem venda de pequenas lembranças em madeira reciclada para o Dia dos Namorados.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

Aumento da procura por máscaras e desinfetantes faz esgotar stocks
Subida de casos de coronavírus na Europa provocou uma corrida às farmácias para comprar máscaras cirúrgicas e desinfetantes.
 
Caso suspeito de coronavírus na Praia da Vitória
Um homem de 31 anos, residente na Praia da Vitória, que regressou de Milão no dia 19 de fevereiro é o primeiro caso suspeito de coronavírus nos Açores.
 
Primeiro caso suspeito de coronavírus nos Açores
Vão ser realizadas análises para confirmar se há infeção por Covid-19
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.