Açoriano Oriental
Escola
Escola Secundária da Lagoa

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

Nautica0: como promover as atividades náuticas em Parceria



O estabelecimento de parcerias é fundamental para que se consiga levar a cabo muitos projetos. A ESLagoa, a Câmara Municipal de Lagoa e o Clube Náutico de Lagoa são exemplo disto com o Projeto NAUTICA Zero, que pretende contribuir para o ressurgir da vocação marítima nos jovens do concelho.

Quando em 2018 a ESLagoa apresentou este projeto à Câmara Municipal de Lagoa pretendia  diversificar a oferta curricular na discplina de Educação Física com atividades marítimas. Desde o primeiro minuto que teve a melhor aceitação e foram desenvolvidos todos os esforços no sentido de levar este projeto por diante.

Pretende-se levar os alunos, participantes - 7º e 8º anos, a conhecer e a desenvolver a apetência pela atividade marítima,  promover a atividade física e incentivar a adesão à participação das atividades do Clube Náutico, numa localidade de vocação maritima onde cada vez mais parece que se vive de costas voltadas para o mar. Assim, no início de cada ano letivo desenha-se o mapa de ação que envolve a Câmara Municipal de Lagoa com o serviço de transporte e instalações das piscinas, o Clube Náutico de Lagoa com as suas instalações e embarcações e a Escola Secundária de Lagoa com a articulação dos horários de turmas e professores de Educação Física.
Por vezes, o contacto com a água é dificil, mas de uma forma geral os alunos estão extremamente satisfeitos com esta opção e já há alguns casos que  deram continuidade à sua atividade náutica com a fequência regular do Clube Náutico. 
O Objetivo ainda não é descobrir ou formar campeões, mas antes promover o contacto com o mar através da vela, canoagem e natação.  O programa de Educação Física ficou mais rico e os alunos com outras experiências que de outra forma não se lembrariam de o fazer. Neste momento, e depois do primeiro contacto com as atividades marítimas em contexto escolar, alguns alunos já ingressaram no Clube Náutico da Lagoa e desenvolvem canoagem ou vela de forma regular.

AO Escolas

Oferta Formativa 2024.2026
A Escola Profissional da Povoação irá iniciar 4 novos cursos para o triénio 2024.2026. As inscrições ainda se encontram abertas. Aceda a este link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeU9iFeqOzPByJMXYP2eAz4y2qGhpyLYCu1F3HT8puFnIY3bg/viewform e faça a sua inscrição!
 
Escola Profissional da Povoação
Ano Letivo 2024/2025
Encontra-se aberto, até ao próximo dia 15 de agosto de 2024, concurso para formadores externos.
 
EPROSEC - Escola Profissional
CINE ESCOLA: O CINEMA PENSA
O projeto Cine Escola da E.S. Lagoa integra o Plano Nacional de Cinema, coordenado pelo Ministério da Educação, e tem como objetivo promover a literacia cinematográfica. Foram realizadas quatro modalidades de atividades tendo como ponto de partida o catálogo de filmes disponibilizado na plataforma online do Plano Nacional de Cinema.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

SATA com prejuízo de 43,8 ME em seis meses
Açoriano Oriental noticia que a Azores Airlines teve prejuízo de 41,1 ME e a SATA Air Açores de 3,4 ME, enquanto a Gestão de Aeródromos ficou no positivo
 
SATA com 43,8 ME de resultado líquido negativo no primeiro semestre do ano
A SATA terminou o primeiro semestre de 2025 com 43,8 milhões de euros (ME) de resultado líquido acumulado negativo, um valor que significa uma ligeira melhora de 2,7 ME face ao período homólogo.
 
Derrocada em São Miguel com “impactos diretos” na mobilidade de residentes e visitantes
A Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada (CCIPD) mostrou-se preocupada por a derrocada na estrada de acesso à zona da Ferraria, em São Miguel, ter “impactos imediatos” na mobilidade de residentes e visitantes
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.