Açoriano Oriental
Escola
Escola Secundária da Lagoa

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

Nautica0: como promover as atividades náuticas em Parceria



O estabelecimento de parcerias é fundamental para que se consiga levar a cabo muitos projetos. A ESLagoa, a Câmara Municipal de Lagoa e o Clube Náutico de Lagoa são exemplo disto com o Projeto NAUTICA Zero, que pretende contribuir para o ressurgir da vocação marítima nos jovens do concelho.

Quando em 2018 a ESLagoa apresentou este projeto à Câmara Municipal de Lagoa pretendia  diversificar a oferta curricular na discplina de Educação Física com atividades marítimas. Desde o primeiro minuto que teve a melhor aceitação e foram desenvolvidos todos os esforços no sentido de levar este projeto por diante.

Pretende-se levar os alunos, participantes - 7º e 8º anos, a conhecer e a desenvolver a apetência pela atividade marítima,  promover a atividade física e incentivar a adesão à participação das atividades do Clube Náutico, numa localidade de vocação maritima onde cada vez mais parece que se vive de costas voltadas para o mar. Assim, no início de cada ano letivo desenha-se o mapa de ação que envolve a Câmara Municipal de Lagoa com o serviço de transporte e instalações das piscinas, o Clube Náutico de Lagoa com as suas instalações e embarcações e a Escola Secundária de Lagoa com a articulação dos horários de turmas e professores de Educação Física.
Por vezes, o contacto com a água é dificil, mas de uma forma geral os alunos estão extremamente satisfeitos com esta opção e já há alguns casos que  deram continuidade à sua atividade náutica com a fequência regular do Clube Náutico. 
O Objetivo ainda não é descobrir ou formar campeões, mas antes promover o contacto com o mar através da vela, canoagem e natação.  O programa de Educação Física ficou mais rico e os alunos com outras experiências que de outra forma não se lembrariam de o fazer. Neste momento, e depois do primeiro contacto com as atividades marítimas em contexto escolar, alguns alunos já ingressaram no Clube Náutico da Lagoa e desenvolvem canoagem ou vela de forma regular.

AO Escolas

“Semana Mundial do Espaço” na Escola Secundária da Lagoa
Realizou-se entre 4 e 10 de outubro do corrente ano a Semana Mundial do Espaço 2025, sob a temática: “Viver no Espaço”. Este evento foi promovido, pela quarta vez consecutiva, pelo Clube de Astronomia da Escola Secundária da Lagoa, em conjunto com o Observatório Astronómico de Santana Açores (OASA).
 
Escola Secundária da Lagoa
Oferta Formativa 2024.2026
A Escola Profissional da Povoação irá iniciar 4 novos cursos para o triénio 2024.2026. As inscrições ainda se encontram abertas. Aceda a este link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeU9iFeqOzPByJMXYP2eAz4y2qGhpyLYCu1F3HT8puFnIY3bg/viewform e faça a sua inscrição!
 
Escola Profissional da Povoação
Ano Letivo 2024/2025
Encontra-se aberto, até ao próximo dia 15 de agosto de 2024, concurso para formadores externos.
 
EPROSEC - Escola Profissional

Notícias AO

"392 milhões já foram pagos no âmbito do PRR" é a manchete do Açoriano Oriental
O último relatório de monitorização da aplicação das verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) nos Açores está em destaque no Açoriano Oriental de segunda-feira, 27 de outubro de 2025. 
 
Rússia adverte Trump que encontra sempre forma de se adaptar às sanções
O Governo russo advertiu hoje o presidente dos EUA de que a Rússia encontra sempre forma de se adaptar às restrições económicas ocidentais, após Donald Trump aprovar as primeiras sanções antirrussas do seu segundo mandato.
 
Ananás enfrenta falta de apoios e pressão imobiliária
A produção de ananás nos Açores está a enfrentar uma crise silenciosa. A falta de apoios e o aumento de preços dos terrenos, impulsionada pela procura turística, estão a afastar produtores e a ameaçar a cultura tradicional.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.