Açoriano Oriental
Escola
Escola Secundária da Lagoa

Iª Feira do Livro da Biblioteca da ESLagoa


 

Para Voltaire, “A leitura engrandece a alma”. Já, para Saramago, “A leitura é, provavelmente, uma outra maneira de estar em um lugar” e outros há que associam “leitura” a viagem, fonte de prazer, enriquecimento de alma, de conhecimento, de comunicação com o passado ou, simplesmente, uma forma de aumentar o vocabulário e de aprimorar a ortografia. Motivar os alunos para a leitura, visto os inúmeros benefícios que esta acarreta, numa sociedade em que a prioridade são as tecnologias e as redes sociais, tem sido o principal foco da biblioteca da Escola Secundária de Lagoa. Neste sentido, para além de outras atividades que desenvolve ao longo do ano, a biblioteca promoveu, entre os dias 10 e 13 de março, uma Feira do Livro.

É de ressaltar que a realização deste evento só foi possível graças à livraria Bertrand, que facultou os livros, e à imprescindível parceria com a Biblioteca Tomaz Borba Vieira, através do seu responsável, dr. Igor França, e das suas colaboradoras que, de forma prestável e calorosa, ajudaram na organização, disposição e venda. Também, há a enaltecer a Câmara Municipal de Lagoa pela prontidão e responsabilidade assumida no transporte dos livros. Desta forma, agradeço a todas as entidades acima referidas por terem participado na preparação e concretização deste evento, que espelhou o salutar envolvimento entre a escola e a comunidade em prol de um bem comum: a motivação para a leitura e o sucesso dos alunos.

Saliente-se que, de acordo com as necessidades e os interesses dos alunos da escola, os livros selecionados para a feira basearam-se no Top de livros mais recentes, contando com livros de ficção, sebentas e material de apoio a várias disciplinas, tendo em conta os alunos que se estão a preparar para exames nacionais, nomeadamente os de nono, décimo primeiro e décimo segundo anos de escolaridade.

Apraz-me concluir que esta foi uma atividade com sucesso, visto que houve uma boa adesão da comunidade escolar, em geral, relativamente à aquisição de livros, e uma grande satisfação da parte da nossa biblioteca em trazer à escola uma livraria, aumentando, desta forma, o número de leitores e inspirando o gosto pela leitura.

 

AO Escolas

EFTH prepara arranque do 3º Período
Ainda que pelos motivos que se conhecem, o futuro começou a ser reinventado e nada vai fazer parar o plano formativo e pedagógico da EFTH.
 
Escola de Formação Turística e Hoteleira
Sentir, pensar, crescer e inspirar em casa!
Urge gerir o tempo. A comunidade educativa está resguardada em casa para combater a propagação do Covid-19. Mas não há razão para baixar as mãos, o ecrã do computador poderá ser um meio para nos mantermos ligados, colaborarmos e aprendermos.
 
Escola Secundária da Lagoa
Conferência: estudar o Espaço! Porquê?
No passado mês de fevereiro, realizou-se, no auditório da Escola Secundária da Lagoa, uma conferência, da responsabilidade do Clube de Geocaching desta Escola, sobre o tema: “Estudar o Espaço – Porquê? E Geocaching no Espaço?”. O palestrante convidado, sobre este interessante tema, foi o Mestre Pedro Garcia, responsável pelo OASA – Observatório Astronómico de Santana – Açores, que encantou a assistência com várias novidades e informações relativas à Exploração Espacial e sua história.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

PR considera prematuro antecipar conteúdo decreto do estado de emergência
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considerou "prematuro estar a antecipar" o conteúdo do decreto de renovação do estado de emergência devido à pandemia da covid-19, mas garantiu que o Governo voltará a ter "os mais amplos poderes".
 
Embarcações de pesca da Povoação e da Ribeira Quente apenas podem descarregar na Ribeira Quente
A partir de quarta-feira, dia 1 de abril, a acostagem de embarcações de pesca e as descargas de pescado nos portos da Povoação e da Ribeira Quente, serão limitadas.
 
Aumenta para quatro o número de infetados no sistema prisional
O Ministério da Justiça revelou que aumentou para quatro o número de infetados com covid-19 no sistema prisional e que estão todos em isolamento domiciliário segundo indicação da saúde pública.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.