Açoriano Oriental
Escola
Escola Secundária da Lagoa

Iª Feira do Livro da Biblioteca da ESLagoa


 

Para Voltaire, “A leitura engrandece a alma”. Já, para Saramago, “A leitura é, provavelmente, uma outra maneira de estar em um lugar” e outros há que associam “leitura” a viagem, fonte de prazer, enriquecimento de alma, de conhecimento, de comunicação com o passado ou, simplesmente, uma forma de aumentar o vocabulário e de aprimorar a ortografia. Motivar os alunos para a leitura, visto os inúmeros benefícios que esta acarreta, numa sociedade em que a prioridade são as tecnologias e as redes sociais, tem sido o principal foco da biblioteca da Escola Secundária de Lagoa. Neste sentido, para além de outras atividades que desenvolve ao longo do ano, a biblioteca promoveu, entre os dias 10 e 13 de março, uma Feira do Livro.

É de ressaltar que a realização deste evento só foi possível graças à livraria Bertrand, que facultou os livros, e à imprescindível parceria com a Biblioteca Tomaz Borba Vieira, através do seu responsável, dr. Igor França, e das suas colaboradoras que, de forma prestável e calorosa, ajudaram na organização, disposição e venda. Também, há a enaltecer a Câmara Municipal de Lagoa pela prontidão e responsabilidade assumida no transporte dos livros. Desta forma, agradeço a todas as entidades acima referidas por terem participado na preparação e concretização deste evento, que espelhou o salutar envolvimento entre a escola e a comunidade em prol de um bem comum: a motivação para a leitura e o sucesso dos alunos.

Saliente-se que, de acordo com as necessidades e os interesses dos alunos da escola, os livros selecionados para a feira basearam-se no Top de livros mais recentes, contando com livros de ficção, sebentas e material de apoio a várias disciplinas, tendo em conta os alunos que se estão a preparar para exames nacionais, nomeadamente os de nono, décimo primeiro e décimo segundo anos de escolaridade.

Apraz-me concluir que esta foi uma atividade com sucesso, visto que houve uma boa adesão da comunidade escolar, em geral, relativamente à aquisição de livros, e uma grande satisfação da parte da nossa biblioteca em trazer à escola uma livraria, aumentando, desta forma, o número de leitores e inspirando o gosto pela leitura.

 

AO Escolas

EFTH prepara arranque do 3º Período
Ainda que pelos motivos que se conhecem, o futuro começou a ser reinventado e nada vai fazer parar o plano formativo e pedagógico da EFTH.
 
Escola de Formação Turística e Hoteleira
Sentir, pensar, crescer e inspirar em casa!
Urge gerir o tempo. A comunidade educativa está resguardada em casa para combater a propagação do Covid-19. Mas não há razão para baixar as mãos, o ecrã do computador poderá ser um meio para nos mantermos ligados, colaborarmos e aprendermos.
 
Escola Secundária da Lagoa
Conferência: estudar o Espaço! Porquê?
No passado mês de fevereiro, realizou-se, no auditório da Escola Secundária da Lagoa, uma conferência, da responsabilidade do Clube de Geocaching desta Escola, sobre o tema: “Estudar o Espaço – Porquê? E Geocaching no Espaço?”. O palestrante convidado, sobre este interessante tema, foi o Mestre Pedro Garcia, responsável pelo OASA – Observatório Astronómico de Santana – Açores, que encantou a assistência com várias novidades e informações relativas à Exploração Espacial e sua história.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

Morreu emigrante açoriano que inspirou "O Barco e o Sonho"
O açoriano Victor Manuel Caetano, que inspirou um romance e uma série de televisão por ter construído um barco para emigrar para os Estados Unidos da América, morreu esta terça-feira no Hospital de Ponta Delgada, disse à Lusa um familiar.
 
Governo dos Açores assegura abastecimento ao Corvo por via aérea
O Governo dos Açores decidiu avançar com o abastecimento de bens essenciais à ilha do Corvo por via aérea, através do Fundo Regional de Coesão, utilizando espaço de carga da SATA Air Açores, na sequência do agravamento do estado do mar, que não permite a realização da viagem do navio “Lusitânia” programada para esta semana.
 
Estados Unidos ultrapassam China em número de mortos
Já morreram mais pessoas por covid-19 nos Estados Unidos do que na China, país onde se iniciou a pandemia, de acordo com o relatório oficial chinês e a contagem da Universidade Johns Hopkins.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.