Famílias recebem alunos
De 24 a 30 de maio, nós, pais da Escola Secundária de Lagoa recebemos em nossas casas alunos da Dinamarca, França e Hungria. As idades oscilaram dos 13 aos 17 anos e cada família recebeu 1, 2 no máximo 3 meninos/as estrangeiros.
De 24 a 30 de maio, nós, pais da ES de Lagoa recebemos em nossas casas alunos da Dinamarca, França e Hungria.
As idades oscilaram dos 13 aos 17 anos e cada família recebeu 1, 2 no máximo 3 meninos/as estrangeiros.
Durante esta semana ajustamos as nossas rotinas aos horários das atividades que a escola preparou para eles e para os nossos filhos. Mas nesta semana estes meninos/as também foram nossos filhos. Tivemos que preparar as refeições de acordo com os seus gostos, os lanches para as visitas à ilha, tratar da roupa, do transporte entre as rotinas próprias de uma família. Tivemos sem duvida o desafio da língua, sendo que nunca nenhuma família ficou sem comunicar, pois, temos a linguagem universal dos gestos.
As novas tecnologias como o Google tradutor foram uma boa ferramenta. No domingo, 28 de maio, tivemos “o dia das famílias” em que eles ficaram todos o dia a nosso cargo. Pudemos mostrar a nossa ilha, leva-los a confraternizar com as nossas famílias alargadas, convívios e festejos próprios da nossa terra. Fomos partilhando fotografias num grupo de rede social entre docentes e pais, e assim também irmos acompanhando o dia a dia de cada um.
Desta forma, nós pais, fomos trocando ideias, experiências e algumas preocupações. Para a maioria dos pais esta foi uma nova experiência, vivida com dedicação, empenho e responsabilidade.
Foram dias de enriquecimento cultural e pessoal. Criaram-se laços entre os nossos filhos e estes colegas, entre nós pais e estes meninos. Ainda hoje, mantemos o contacto.