Escola

Escola Secundária da Lagoa

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

Projeto ERASMUS Time to RENEW

Famílias recebem alunos

De 24 a 30 de maio, nós, pais da Escola Secundária de Lagoa recebemos em nossas casas alunos da Dinamarca, França e Hungria. As idades oscilaram dos 13 aos 17 anos e cada família recebeu 1, 2 no máximo 3 meninos/as estrangeiros.


De 24 a 30 de maio, nós, pais da ES de Lagoa recebemos em nossas casas alunos da Dinamarca, França e Hungria. 

As idades oscilaram dos 13 aos 17 anos e cada família recebeu 1, 2 no máximo 3 meninos/as estrangeiros. 

Durante esta semana ajustamos as nossas rotinas aos horários das atividades que a escola preparou para eles e para os nossos filhos. Mas nesta semana estes meninos/as também foram nossos filhos. Tivemos que preparar as refeições de acordo com os seus gostos, os lanches para as visitas à ilha, tratar da roupa, do transporte entre as rotinas próprias de uma família. Tivemos sem duvida o desafio da língua, sendo que nunca nenhuma família ficou sem comunicar, pois, temos a linguagem universal dos gestos. 

As novas tecnologias como o Google tradutor foram uma boa ferramenta. No domingo, 28 de maio, tivemos “o dia das famílias” em que eles ficaram todos o dia a nosso cargo. Pudemos mostrar a nossa ilha, leva-los a confraternizar com as nossas famílias alargadas, convívios e festejos próprios da nossa terra. Fomos partilhando fotografias num grupo de rede social entre docentes e pais, e assim também irmos acompanhando o dia a dia de cada um. 

Desta forma, nós pais, fomos trocando ideias, experiências e algumas preocupações. Para a maioria dos pais esta foi uma nova experiência, vivida com dedicação, empenho e responsabilidade.  

Foram dias de enriquecimento cultural e pessoal. Criaram-se laços entre os nossos filhos e estes colegas, entre nós pais e estes meninos. Ainda hoje, mantemos o contacto.

Mais lidas

Nenhum artigo disponível para leitura.

AO Escolas

Oferta Formativa 2024.2026
Oferta Formativa 2024.2026
A Escola Profissional da Povoação irá iniciar 4 novos cursos para o triénio 2024.2026. As inscrições ainda se encontram abertas. Aceda a este link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeU9iFeqOzPByJMXYP2eAz4y2qGhpyLYCu1F3HT8puFnIY3bg/viewform e faça a sua inscrição!
Escola Profissional da Povoação
CINE ESCOLA: O CINEMA PENSA
CINE ESCOLA: O CINEMA PENSA
O projeto Cine Escola da E.S. Lagoa integra o Plano Nacional de Cinema, coordenado pelo Ministério da Educação, e tem como objetivo promover a literacia cinematográfica. Foram realizadas quatro modalidades de atividades tendo como ponto de partida o catálogo de filmes disponibilizado na plataforma online do Plano Nacional de Cinema.
Escola Secundária da Lagoa
1ª OBSERVAÇÃO ASTRONÓMICA COM TELESCÓPIO DO CLUBE DE ASTRONOMIA
1ª OBSERVAÇÃO ASTRONÓMICA COM TELESCÓPIO DO CLUBE DE ASTRONOMIA
No âmbito da participação no Projeto Exoclock da Missão Espacial ARIEL pela parceria estabelecida entre o OASA - Observatório Astronómico de Santana, Açores e o Clube de Astronomia da Escola Secundária da Lagoa, foram realizados no OASA na noite de 21 para 22 de junho de 2024, os primeiros testes do equipamento destinado a este projeto. Esta observação astronómica foi realizada com o apoio de funcionários do OASA e dos astrónomos amadores João Porto e Valter Reis.
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

Juiz leva a julgamento oito dos 16 arguidos do “Asclépio”
Juiz leva a julgamento oito dos 16 arguidos do “Asclépio”
O processo que investigou fraude no Serviço Regional de Saúde passou de 16 arguidos e 55 crimes para oito arguidos e 18 crimes, um número que pode baixar para seis arguidos se o Ministério Público aceitar a suspensão provisória do processo, proposto pelo juiz de instrução, ontem, durante a leitura da decisão instrutória.