Açoriano Oriental
Escola
Escola Secundária da Lagoa

Conferência: estudar o Espaço! Porquê?


 

No passado mês de fevereiro, realizou-se, no auditório da Escola Secundária da Lagoa, uma conferência, da responsabilidade do Clube de Geocaching desta Escola, sobre o tema: “Estudar o Espaço – Porquê? E Geocaching no Espaço?”. O palestrante convidado, sobre este interessante tema, foi o Mestre Pedro Garcia, responsável pelo OASA – Observatório Astronómico de Santana – Açores, que encantou a assistência com várias novidades e informações relativas à Exploração Espacial e sua história.

Estiveram presentes mais de duzentos alunos e professores, bem como muitos convidados e entidades parceiras. Esta atividade também coincidiu com um evento oficial de Geocaching.  Esteve presente, em representação da senhora Presidente da Câmara da Lagoa, o dr. Pedro Tavares, que efetuou uma intervenção onde salientou a importância do Geocaching (bem como deste clube) para o Município. Foi ainda apresentado um projeto, desenvolvida pela Prof. Ana Machado, que consistiu no “lançamento de um trackable” do Clube, que tem por objetivo, “visitar” locais, a nível mundial, onde existam vulcões! Este projeto foi desenvolvido, por uma turma do sétimo ano da Escola, na disciplina de Ciência Naturais.

Foi entregue, nesta sessão, uma lembrança a várias personalidades e entidades presentes, que costumam “apoiar e colaborar” com este Clube aos longo dos três anos da sua existência. De salientar a entrega desta “medalha” aos quatro alunos, cuja atividade em prol do Clube, é de realçar e destacar; sendo eles: Cristina Januário, Rodrigo Medeiros, Roberto Sousa e Alexandre Homem.

Seguiu-se a apresentação de um filme, sobre este Clube, relativo a várias atividades pedagógicas e interdisciplinares, desenvolvidas ao longo do corrente ano letivo, por professores, alunos e turmas deste Clube. Este filme foi produzido pelo Prof. Ivan Gouveia.

Lançamento da nova geocoin do Clube de Geocaching

Foi, recentemente, apresentada a geocoin do Clube de Geocaching. A produção desta geocoin contou com o apoio da Câmara Municipal da Lagoa e foi “concebida” pela prof. Sofia Catela, elemento deste Clube. Este trackable foi oferecido a alunos, professores e entidades que se relacionam com o Clube. Estes “trackables” de Geocaching, são registados com um código de rastreamento, próprio e individual.

 

AO Escolas

Iª Feira do Livro da Biblioteca da ESLagoa
Para Voltaire, “A leitura engrandece a alma”. Já, para Saramago, “A leitura é, provavelmente, uma outra maneira de estar em um lugar” e outros há que associam “leitura” a viagem, fonte de prazer, enriquecimento de alma, de conhecimento, de comunicação com o passado ou, simplesmente, uma forma de aumentar o vocabulário e de aprimorar a ortografia. Motivar os alunos para a leitura, visto os inúmeros benefícios que esta acarreta, numa sociedade em que a prioridade são as tecnologias e as redes sociais, tem sido o principal foco da biblioteca da Escola Secundária de Lagoa. Neste sentido, para além de outras atividades que desenvolve ao longo do ano, a biblioteca promoveu, entre os dias 10 e 13 de março, uma Feira do Livro.
 
Escola Secundária da Lagoa
Sentir, pensar, crescer e inspirar em casa!
Urge gerir o tempo. A comunidade educativa está resguardada em casa para combater a propagação do Covid-19. Mas não há razão para baixar as mãos, o ecrã do computador poderá ser um meio para nos mantermos ligados, colaborarmos e aprendermos.
 
Escola Secundária da Lagoa
Espetáculo - "Válvula"
No passado dia 6 de março, no âmbito da disciplina de Educação Visual, as quatro turmas do oitavo e nonos anos, do Colégio do Castanheiro, assistiram ao espetáculo “Válvula”, uma viagem pela história do graffiti, desde a sua origem até à atualidade.
 
Colégio do Castanheiro

Notícias AO

Inspeção do Trabalho está a receber mais queixas e dúvidas
Chamadas para apresentar queixas e dúvidas aumentaram 40 por cento durante os últimos dias. Trabalhadores querem saber os seus direitos.
 
Festa do Senhor Santo Cristo dos Milagres suspensa devido à pandemia do Covid-19
O portal Igreja Açores acaba de comunicar que a Festa do Senhor Santo Cristo dos Milagres está suspensas até "as condições Sanitárias o permitirem e a normalidade estiver reposta", garantiu o reitor do Santuário, Adriano Borges.
 
Faleceu o nosso colega Miguel Decq Mota
A notícia que ninguém gosta de receber chegou, esta segunda-feira, à redação do jornal Açoriano Oriental e Rádio Açores/TSF. O nosso colega Miguel Decq Mota faleceu, aos 44 anos.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.