Açoriano Oriental
Escola
Escola Secundária da Lagoa

Biblioteca Escolar organizou programa comemorativo dos 100 anos do Nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen


 

No passado mês de novembro comemorou-se o centenário do nascimento de um dos grandes vultos da literatura portuguesa - Sophia de Mello Breyner Andresen. Para comemorar essa data, a Equipa da Biblioteca Escolar desenvolveu um conjunto de atividades para toda a comunidade escolar.

Quem não se lembra dos primeiros livros que leu na infância: A Menina do Mar, que vivia numa gruta, O Rapaz de Bronze, que estava no meio do jardim, O Cavaleiro da Dinamarca, que deixou a família para fazer uma peregrinação à Palestina? Todas estas e outras histórias foram escritas por uma mulher que amava a natureza e nela se inspirava como base dos seus contos, não podia viver sem mar, aquele mar que marcou a sua infância na casa da praia e que reteve na memória desde o cheiro a maresia, às conchas que achava na areia, até mesmo à espuma das ondas do mar que lhe refrescavam os pés. Sem dúvida, não se pode deixar passar em vão o centenário do nascimento de uma das maiores escritoras da literatura infanto-juvenil, Sophia de Mello Breyner Andresen, no passado dia seis de novembro. Foi neste âmbito que a Biblioteca da Escola Secundária de Lagoa fez questão de assinalar este dia, desenvolvendo ao longo da semana algumas  atividades que decorreram dentro e fora da escola.

Para além de um Powerpoint sobre a vida de Sophia que esteve a passar no hall da escola, a equipa da biblioteca empenhou-se em fazer no mesmo espaço uma exposição com quase todas as obras da mesma. Também estiveram expostos alguns poemas de índole intervencionista, pois esta escritora também foi uma mulher que lutou por causas sociais, como a liberdade de expressão que fomentou mais tarde a Revolução do 25 de Abril. Afirmou-se contra as desigualdades sociais e pelo direito à justiça, à educação e à cultura de todos os cidadãos. Nesta exposição destacaram-se também importantes dados biográficos desta “poeta”, como assim se gostava de intitular.

A biblioteca também  teve a oportunidade de participar em outros eventos fora da escola, levando duas turmas do sétimo ano, nomeadamente a D e a I, ao Teatro Micalense , a fim de ver a peça de teatro “Sophia – um enredo biobibliográfico” da autoria de Maria Amélia da Costa Lopes. Quer os docentes, quer os discentes adoraram ver esta peça, visto que foi muito interessante o cruzamento que a Drª Amélia conseguiu fazer entre a biografia de Sophia e as personagens principais da ficção que ela própria criou.

A fim de encerrar a comemoração do centenário de Sophia, a biblioteca organizou uma palestra que teve lugar no auditório da escola, no dia 14 de novembro. A convidada, Drª Maria Madalena Silva, da Universidade dos Açores, declamou e a analisou alguns poemas de Sophia e que melhor revelavam a sua personalidade, autenticidade, valores e ideais desta escritora. A enriquecer esta palestra, a biblioteca pode contar com a atuação do Clube de Teatro da nossa escola “A Faísca ,orientado pelas docentes Drª Beatriz Ferreira e da Drª Rosa Cabral brindou-nos com dois momentos fantásticos sobre duas fases da vida de Sophia.

 Não posso também deixar de enaltecer os alunos do 9º C, a Beatriz, o Diogo e a Matilde que declamaram com grande emoção dois poemas da escritora homenageada.

No final destas atividades, a equipe da biblioteca sente que cumpriu o seu objetivo de dar a conhecer melhor a vida e obra de Sophia de Mello Breyner, bem como proporcionou atividades, como a visita ao Teatro Micalense, que ofereceu aos alunos o contato com novas realidades e um meio de aguçar a motivação de lerem algumas das suas obras

 

AO Escolas

Campanha #ficaadica alerta alunos da ESLagoa para os perigos que espreitam pelas janelas das novas tecnologias.
Na passada quinta-feira, dia 13 de fevereiro, no auditório da EScola Secundária de Lagoa teve lugar uma ação de sensibilização para alguns comportamentos de segurança Online promovida pelo Banco de Portugal. A campanha #ficaadica tem como objetivo sensibilizar os jovens em idade escolar para os cuidados a ter na utilização dos canais digitais e envolver a comunidade educativa neste propósito.
 
Escola Secundária da Lagoa
Dia dos Namorados com Artes e Ofícios sustentáveis
Alunos do Curso de Formação Vocacional das turmas 2º Voc A/B promovem venda de pequenas lembranças em madeira reciclada para o Dia dos Namorados.
 
Escola Secundária da Lagoa
I Semana de Melhor Educação, Melhor Cidadania
O Colégio do Castanheiro orgulha-se de estar sempre à frente do seu tempo e olhar para o futuro em ombros de gigantes, por isso, a nível regional, somos pioneiros na organização semestral. Esta mudança acontece no âmbito da Autonomia e Flexibilidade Curricular (AFC) e permitiu-nos fazer algumas modificações em benefício do percurso escolar e pessoal dos nossos alunos, para além de nos permitir a reflexão sobre as nossas práticas letivas nos momentos de pausa de Natal e Páscoa.
 
Colégio do Castanheiro

Notícias AO

Projeto Zero Waste PDL pretende tornar a Batalha das Limas num evento mais sustentável
No âmbito do projeto Zero Waste PDL, a Câmara Municipal de Ponta Delgada em parceria com a ARTAC - Associação Regional para a Promoção e Desenvolvimento do Turismo, Ambiente, Cultura e Saúde implementaram um conjunto de medidas que têm como finalidade a redução do impacto ambiental da “Batalha das Limas” em 2020.
 
Escola de Formação Turística e Hoteleira organiza 4ª Edição da Spring Break Program
No âmbito da parceria entre a Escola de Formação Turística e Hoteleira e da Universidade Johnson & Wales, EUA, decorrerá, de 29 de fevereiro a 8 de março, um programa de estudos sobre "Volcanic Island Wines: The Azores and Madeira Wine", tendo os alunos da escola açoriana a oportunidade de, através de uma visita às ilhas de São Miguel, Pico e Madeira, aprender sobre a história das ilhas, sobre os seus solos e climas, gastronomias, culturas e vinhos.
 
Rio Ave pode igualar Sporting no quarto posto
O Rio Ave pode igualar este sábado o Sporting no quarto lugar da I Liga de futebol, caso vença em casa do Tondela, em jogo da 22.ª jornada da prova, agendado para as 18:00.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.