Açoriano Oriental
Escola
Escola Secundária da Lagoa

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

Atividades Pedagógicas com Geocaching



Vários elementos do clube de Geocaching, na maioria alunos finalistas – 12º ano – do Curso Técnico Profissional de Turismo Rural e Ambiental, realizaram em fevereiro uma visita de estudo que teve por principal objetivo aprender alguns conteúdos programáticos (relativo às disciplinas de História e de Geologia), enquanto “jogavam”, ou sejam “encontravam” caches de Geocaching. com o apoio de várias entidades. Esta atividade contou com o apoio da Câmara Municipal da Lagoa, da Zona Militar dos Açores e da associação Amigos dos Açores – Associação Ecológica.

Os alunos, envolvidos nesta atividade, tiveram a possibilidade de visitar a “zona militar” da Castanheira, onde encontraram as peças de artilharia (canhões) lá existentes e de percorrer os túneis e instalações que constituíam aquela unidade de defesa costeira. Aí, os 22 alunos, acompanhados por cinco professores, encontraram a cache letter-box “Coast Watch” e tiveram uma “lição” sobre a história da cidade de Ponta Delgada (em particular entre as duas guerras mundiais). Depois todo o grupo dirigiu-se, a pé, para a zona do Carvão, onde visitaram a Gruta do Carvão. Foi altura de aprender um pouco de Geologia, em particular sobre: escoadas lávicas, tipos de lava, algares, etc… Também foi a oportunidade para naquela zona, encontrar-se uma cache tradicional e uma earthcache.

De seguida, o grupo dirigiu-se ao Quartel-General da Zona Militar dos Açores, onde se situa o Museu Militar de S. Brás. Durante este percurso realizou-se uma paragem, para almoço, no Jardim António Borges (que também foi visitado). Chegados ao Museu Militar, foi efetuada uma visita guiada, onde os alunos tiveram oportunidade de conhecer melhor a “história militar” da nossa região e desta cidade de Ponta delgada; em particular falou-se das campanhas militares portuguesas, que envolveram muitos açorianos, quer na 1ª Grande Guerra, quer na “guerra colonial” no ultramar português. Durante a vista a este museu os alunos recolheram as informações necessárias p

ara encontrarem, de seguida, a multi-cache “Museu Militar de S. Brás” … Também encontraram a cache “Protect Ponta Delgada”.

Durante esta atividade foram colhidas imagens de forma a se produzir um pequeno filme relativo a esta atividade e ao Clube em geral.

AO Escolas

Oferta Formativa 2024.2026
A Escola Profissional da Povoação irá iniciar 4 novos cursos para o triénio 2024.2026. As inscrições ainda se encontram abertas. Aceda a este link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeU9iFeqOzPByJMXYP2eAz4y2qGhpyLYCu1F3HT8puFnIY3bg/viewform e faça a sua inscrição!
 
Escola Profissional da Povoação
Ano Letivo 2024/2025
Encontra-se aberto, até ao próximo dia 15 de agosto de 2024, concurso para formadores externos.
 
EPROSEC - Escola Profissional
CINE ESCOLA: O CINEMA PENSA
O projeto Cine Escola da E.S. Lagoa integra o Plano Nacional de Cinema, coordenado pelo Ministério da Educação, e tem como objetivo promover a literacia cinematográfica. Foram realizadas quatro modalidades de atividades tendo como ponto de partida o catálogo de filmes disponibilizado na plataforma online do Plano Nacional de Cinema.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

"Aumentos salariais no topo das prioridades das centrais sindicais" é a manchete do Açoriano Oriental
As audiências dos parceiros sociais com o Presidente do Governo Regional sobre o Plano e Orçamento para 2026 estão em destaque no Açoriano Oriental de quarta-feira, 17 de setembro de 2025.
 
Setor social açoriano pede continuidade nas políticas e apoios para transição digital em 2026
O setor social açoriano disse esperar que no Orçamento Regional para 2026 estejam medidas de continuidade das atuais políticas sociais e de apoio à transição digital e que a República trate as instituições da região de forma igual
 
Municípios dos Açores reivindicam 3,3 ME de IVA turístico
O presidente da Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores (AMRAA), Alexandre Gaudêncio, defendeu a reposição do IVA turístico no valor de 3,3 milhões de euros, se possível na totalidade, em 2026
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.