Açoriano Oriental
Escola
Escola Secundária da Lagoa

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

Atividades Pedagógicas com Geocaching



Vários elementos do clube de Geocaching, na maioria alunos finalistas – 12º ano – do Curso Técnico Profissional de Turismo Rural e Ambiental, realizaram em fevereiro uma visita de estudo que teve por principal objetivo aprender alguns conteúdos programáticos (relativo às disciplinas de História e de Geologia), enquanto “jogavam”, ou sejam “encontravam” caches de Geocaching. com o apoio de várias entidades. Esta atividade contou com o apoio da Câmara Municipal da Lagoa, da Zona Militar dos Açores e da associação Amigos dos Açores – Associação Ecológica.

Os alunos, envolvidos nesta atividade, tiveram a possibilidade de visitar a “zona militar” da Castanheira, onde encontraram as peças de artilharia (canhões) lá existentes e de percorrer os túneis e instalações que constituíam aquela unidade de defesa costeira. Aí, os 22 alunos, acompanhados por cinco professores, encontraram a cache letter-box “Coast Watch” e tiveram uma “lição” sobre a história da cidade de Ponta Delgada (em particular entre as duas guerras mundiais). Depois todo o grupo dirigiu-se, a pé, para a zona do Carvão, onde visitaram a Gruta do Carvão. Foi altura de aprender um pouco de Geologia, em particular sobre: escoadas lávicas, tipos de lava, algares, etc… Também foi a oportunidade para naquela zona, encontrar-se uma cache tradicional e uma earthcache.

De seguida, o grupo dirigiu-se ao Quartel-General da Zona Militar dos Açores, onde se situa o Museu Militar de S. Brás. Durante este percurso realizou-se uma paragem, para almoço, no Jardim António Borges (que também foi visitado). Chegados ao Museu Militar, foi efetuada uma visita guiada, onde os alunos tiveram oportunidade de conhecer melhor a “história militar” da nossa região e desta cidade de Ponta delgada; em particular falou-se das campanhas militares portuguesas, que envolveram muitos açorianos, quer na 1ª Grande Guerra, quer na “guerra colonial” no ultramar português. Durante a vista a este museu os alunos recolheram as informações necessárias p

ara encontrarem, de seguida, a multi-cache “Museu Militar de S. Brás” … Também encontraram a cache “Protect Ponta Delgada”.

Durante esta atividade foram colhidas imagens de forma a se produzir um pequeno filme relativo a esta atividade e ao Clube em geral.

AO Escolas

Ana Pires – Astronauta cientista – em S. Miguel
Esteve em S. Miguel, entre 7 e 9 de março, a doutora Ana Pires, astronauta análoga e cientista-astronauta. Esta foi uma iniciativa conjunta do Clube de Astronomia da Escola Secundária da Lagoa, do American Corner (Universidade dos Açores) e do Observatório Astronómico de Santana – Açores (OASA).
 
Escola Secundária da Lagoa
Job Shadowing: uma experiência enriquecedora e singular!
No âmbito do projeto Embracing Inclusion in European Languages, do programa Ersmus +, oito professoras da ESL, entre os dias 20 e 27 de fevereiro, rumaram até ao sul de França, Marselha, e, no Collège Lakanal, na pitoresca cidade de Aubagne, participaram em atividades de Job Shadowing. Esta mobilidade consiste na realização de experiências de observação reais de exploração, confronto e contacto com o mundo do trabalho e das profissões, através da observação, de um profissional no desempenho das suas funções durante um determinado período de tempo, no seu próprio local de trabalho.
 
Escola Secundária da Lagoa
Disciplina de Português e área de Cidadania e Desenvolvimento comemoram Dia Internacional da Mulher
No passado dia 8 de março celebrou-se o Dia Internacional da Mulher, e a turma C do 10º ano associou-se às comemorações efetuadas na escola. No âmbito da disciplina de Português, e no contexto da área de Cidadania e Desenvolvimento, a turma foi desafiada pela docente de Português a construir um painel composto por algumas “Mulheres que fizeram História”.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

Gaudêncio vai candidatar-se à liderança dos municípios açorianos
Escolha do presidente da CMRG, que já assume as funções de presidente interino da AMRAA, colhe um largo consenso entre autarcas
 
Investigada suspeita de violação de menor no Faial
A Polícia Judiciária está a investigar uma possível violação de uma menor por três indivíduos, na ilha do Faial. As diligências iniciaram-se após a menor de 16 anos ter apresentado queixa em São Jorge, a ilha de onde é natural e reside.
 
Arrastou mulher pelos cabelos e foi condenado por violência doméstica
Relação reverteu decisão do Tribunal de Ponta Delgada, que considerou que não existia base para a condenação por este tipo de crime
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados