Escola

Escola Secundária da Lagoa

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

Aprender com o Geocaching

Atividades Pedagógicas com Geocaching

Vários elementos do clube de Geocaching, na maioria alunos finalistas – 12º ano – do Curso Técnico Profissional de Turismo Rural e Ambiental, realizaram em fevereiro uma visita de estudo que teve por principal objetivo aprender alguns conteúdos programáticos (relativo às disciplinas de História e de Geologia), enquanto “jogavam”, ou sejam “encontravam” caches de Geocaching. com o apoio de várias entidades. Esta atividade contou com o apoio da Câmara Municipal da Lagoa, da Zona Militar dos Açores e da associação Amigos dos Açores – Associação Ecológica.


Os alunos, envolvidos nesta atividade, tiveram a possibilidade de visitar a “zona militar” da Castanheira, onde encontraram as peças de artilharia (canhões) lá existentes e de percorrer os túneis e instalações que constituíam aquela unidade de defesa costeira. Aí, os 22 alunos, acompanhados por cinco professores, encontraram a cache letter-box “Coast Watch” e tiveram uma “lição” sobre a história da cidade de Ponta Delgada (em particular entre as duas guerras mundiais). Depois todo o grupo dirigiu-se, a pé, para a zona do Carvão, onde visitaram a Gruta do Carvão. Foi altura de aprender um pouco de Geologia, em particular sobre: escoadas lávicas, tipos de lava, algares, etc… Também foi a oportunidade para naquela zona, encontrar-se uma cache tradicional e uma earthcache.

De seguida, o grupo dirigiu-se ao Quartel-General da Zona Militar dos Açores, onde se situa o Museu Militar de S. Brás. Durante este percurso realizou-se uma paragem, para almoço, no Jardim António Borges (que também foi visitado). Chegados ao Museu Militar, foi efetuada uma visita guiada, onde os alunos tiveram oportunidade de conhecer melhor a “história militar” da nossa região e desta cidade de Ponta delgada; em particular falou-se das campanhas militares portuguesas, que envolveram muitos açorianos, quer na 1ª Grande Guerra, quer na “guerra colonial” no ultramar português. Durante a vista a este museu os alunos recolheram as informações necessárias p

ara encontrarem, de seguida, a multi-cache “Museu Militar de S. Brás” … Também encontraram a cache “Protect Ponta Delgada”.

Durante esta atividade foram colhidas imagens de forma a se produzir um pequeno filme relativo a esta atividade e ao Clube em geral.

Mais lidas

Nenhum artigo disponível para leitura.

AO Escolas

Oferta Formativa 2024.2026
Oferta Formativa 2024.2026
A Escola Profissional da Povoação irá iniciar 4 novos cursos para o triénio 2024.2026. As inscrições ainda se encontram abertas. Aceda a este link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeU9iFeqOzPByJMXYP2eAz4y2qGhpyLYCu1F3HT8puFnIY3bg/viewform e faça a sua inscrição!
Escola Profissional da Povoação
CINE ESCOLA: O CINEMA PENSA
CINE ESCOLA: O CINEMA PENSA
O projeto Cine Escola da E.S. Lagoa integra o Plano Nacional de Cinema, coordenado pelo Ministério da Educação, e tem como objetivo promover a literacia cinematográfica. Foram realizadas quatro modalidades de atividades tendo como ponto de partida o catálogo de filmes disponibilizado na plataforma online do Plano Nacional de Cinema.
Escola Secundária da Lagoa
1ª OBSERVAÇÃO ASTRONÓMICA COM TELESCÓPIO DO CLUBE DE ASTRONOMIA
1ª OBSERVAÇÃO ASTRONÓMICA COM TELESCÓPIO DO CLUBE DE ASTRONOMIA
No âmbito da participação no Projeto Exoclock da Missão Espacial ARIEL pela parceria estabelecida entre o OASA - Observatório Astronómico de Santana, Açores e o Clube de Astronomia da Escola Secundária da Lagoa, foram realizados no OASA na noite de 21 para 22 de junho de 2024, os primeiros testes do equipamento destinado a este projeto. Esta observação astronómica foi realizada com o apoio de funcionários do OASA e dos astrónomos amadores João Porto e Valter Reis.
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

Quase 75% dos docentes sentem-se sobrecarregados
Quase 75% dos docentes sentem-se sobrecarregados
Marco Santos, presidente da Delegação Regional dos Açores da Ordem dos Psicólogos Portugueses, defende que a saúde mental dos professores é uma questão de política pública e não apenas de responsabilidade individual.