
Associação de Estudantes da ESLagoa comemora Dia Nacional do EStudante
O Dia do Estudante foi comemorado na Escola Secundária de Lagoa com um programa de atividades levado a cabo pela Associação de Estudantes. Foi um dia bastante preenchido que contou com uma Sessão Solene, um convívio no Hall de Entrada e ainda algumas sessões de esclarecimento para os alunos do 9º e 12º anos, sobre os caminhos a seguir seja para o ensino secundário seja para a Universidade. Estas sessões foram promovidas por antigos alunos da ESLagoa, que se encontram no ensino superior ou ja na sua atividade profissional.
Palavras proferidas pelo Presidente da Associação de Estudantes na Sessão Solene.
"A Associação de Estudantes da Escola Secundária de Lagoa não podia deixar este dia passar em branco.
Estamos hoje aqui reunidos com o objetivo de celebrar o Dia Nacional do Estudante. Considero que o 24 de março deve ser um dia tanto de reflexão como de esperança e vontade.
Reflexão, uma vez que hoje devemos olhar para o passado com o objetivo de valorizar o que de bom foi feito e analisar que erros devem ser corrigidos. Mas esta reflexão só faz sentido porque há a esperança e a vontade de construir um futuro melhor.
Este dia é celebrado com o objetivo de incentivar alunos, famílias, docentes e pessoal da ação educativa a prosseguir esta caminhada juntos, rumo a uma educação cada vez melhor, onde o aluno possa traçar firmemente o seu caminho.
Sabemos que quase um bilião de pessoas entrou no século XXI incapaz de ler um livro ou de assinar o seu próprio nome. O direito humano à educação pode ser caracterizado como um “direito de empoderamento”. Por outras palavras, exercer esse direito permite experienciar os benefícios de outros direitos, tais como a liberdade de informação, liberdade de expressão, direito ao voto e a ser eleito, entre outros.
Por isso, este tempo de estudante representa uma oportunidade única de enriquecimento. Ser estudante é, de facto, um caminho longo, onde é necessária muita resiliência, onde os obstáculos e peripécias nos atropelam, onde as barreiras são uma constante e onde o desafio está sempre presente. Mas também é verdade que é no tropeçar e levantar que se encontram as maiores aprendizagens e que, de facto, está nas nossas mãos fazer deste caminho um caminho com um final feliz e onde se possa dizer bem alto: Valeu a pena! Valeu a pena, porque cresci, aprendi e tenho experiências que me fazem encarar o mundo com um sorriso.
Por isso, sem me alongar muito mais, gostava que levassem convosco a mensagem de que tudo o que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele pode ser realizado. Como disse Steve Jobs, “tenha a coragem de seguir o que o seu coração e a sua intuição dizem” e acrescentaria que, na verdade, somos a mudança que queremos ver no mundo.
Cabe-nos a nós, com a força que o Dia Nacional do Estudante pode dar à nossa voz, usar a Educação como a nossa arma mais forte e, assim, fazer parte da construção de um futuro mais risonho.
Espero que estas palavras vos tenham incentivado a tornarem-se ou continuarem a ser focados, proativos, responsáveis e com vontade de fazer desta escola e do mundo um lugar onde realmente se SINTA, PENSE, CRESÇA e INSPIRE!"
Mais notícias
Notícias AO


