Açoriano Oriental
Xanana Gusmão visita Austrália com delegação de peso
O primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, chega este domingo à Austrália para uma visita oficial acompanhado por uma delegação de peso com vários ministros e secretários de Estado, além da mulher, Kirsty Sword Gusmão.

Autor: Lusa / Açoriano Oriental
    A visita oficial começa pela capital Camberra, na segunda-feira, onde Xanana Gusmão deverá reunir-se com o seu homólogo, o primeiro-ministro australiano Kevin Rudd.

    Na terça-feira, dia 26 de Agosto, o responsável máximo do Estado de Nova Gales do Sul oferece um almoço em honra de Xanana Gusmão e da sua mulher Kirsty, na sede do governo estadual em Sydney. À tarde, a delegação liderada pelo primeiro-ministro timorense reunirá com o Conselho Empresarial Austrália Timor-Leste/AETBC.

    Já em Sydney, onde está concentrada a maior comunidade timorense na Austrália, o encontro de Xanana Gusmão e comitiva que estava previsto foi cancelado à última hora, sem explicações, como afirmou o presidente do TAC/Conselho Timorense da Austrália, Carlos Pereira, à agência Lusa em Sydney.

    “Reservamos o Centro Whitlam em Liverpool para o encontro, convidamos lideranças locais e a nível estadual para comparecerem, incluindo o senhor Paul Lynch, ministro da Administração Interna de Nova Gales do Sul e publicamos o convite à comunidade no jornal 'O Português na Austrália' para no final recebermos um telefonema, cancelando o encontro, sem explicações”, disse Carlos Pereira.

    “Também não fomos informados dos objetivos da visita e eu não sei quais são os temas mais importantes para esta comitiva na Austrália”, concluiu o Presidente do TAC.

    A Associação Timorense do Estado de Vitória convidou toda a comunidade para um encontro com o primeiro-ministro Xanana Gusmão e sua comitiva na quarta-feira, dia 27,em Melbourne, na sede da Câmara Municipal de Richmond.

    Segundo informações da Associação Timorense do Estado de Vitória, da comitiva fazem parte Zacarias da Costa, ministro de Negócios Estrangeiros, Emilia Pires, ministra das Finanças, Lucia Lobato, ministra da Justiça, Cancio Freitas, ministro de Educação, Bendito Freitas, secretário de Estado da Formação Profissional e Emprego, Francisco Guterres, secretário de Estado da Segurança e Taur Matan Ruak, Brigadeiro-Geral da FDTL.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados